Dove questiona retrato de mulheres atletas na imprensa
Ação é continuação da campanha #MyBeautyMySay e critica veículos que destacam a aparência das atletas em detrimento de suas habilidades
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Com a proximidade da Olimpíada, a Dove está lançando uma ação para questionar a maneira como as mulheres atletas são descritas na imprensa. Continuação da campanha #MyBeautyMySay, cuja premissa é de que as mulheres sejam livres com suas belezas particulares, a marca lança o filme Dear Media (Querida Mídia). No vídeo divulgado, as imagens de atletas são desfocadas e dão lugar a comentários machistas reais, coletados da imprensa, que focam no corpo e na beleza, em detrimento da performance das mulheres.
Em página personalizada da ação, a marca calcula que 12% das menções nos veículos de mídia são sobre as roupas das atletas, enquanto comentários sobre o corpo chegam a 25%, trazendo também os comentários pejorativos já utilizados pela mídia. O site também encoraja internautas do Twitter a levantarem suas vozes contra a linguagem utilizada na indústria midiática através da hashtag #MyBeautyMySay.
Em uma carta aberta que lança a campanha, a ginasta olímpica Shawn Johnson ressaltou a linguagem usada pela mídia para descrever mulheres atletas. Expressões como “Loira quente”, “grandes mamilos” e “belas partes baixas” estão entre o vocabulário utilizado para descrevê-las. A marca calcula que, desde janeiro deste ano, o público foi exposto a 25,3 milhões de mensagens do tipo.
Confira o vídeo da campanha abaixo:
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