Samsung convida Brasil a superar barreiras
Marca estreia sua plataforma de comunicação olímpica, criada pela Leo Burnett Tailor Made, unindo os conceitos de superação esportiva às vitórias cotidianas
Marca estreia sua plataforma de comunicação olímpica, criada pela Leo Burnett Tailor Made, unindo os conceitos de superação esportiva às vitórias cotidianas
Bárbara Sacchitiello
8 de abril de 2016 - 12h56
Atletas olímpicos precisam superar seus limites e quebrar recordes diariamente nas quadras, piscinas, pistas e ginásios. Em cenários bem diferentes, como nas ruas, no trabalho, em casa e em diversos outros locais, as pessoas comuns também têm o desafio cotidiano de superar diversas barreiras para ir adiante. Essa conexão foi escolhida como mote para a comunicação Olímpica da Samsung, que começou a ser exibida na mídia nesta semana.
Patrocinadora do maior evento esportivo do mundo desde a Olímpiada de Seul, na Coreia do Sul, em 1988, a Samsung vê nos Jogos do Rio de Janeiro a oportunidade de ampliar a conexão com o público através de sua tecnologia. “A Samsung sempre teve a missão de ser uma marca inovadora e pioneira em trazer progresso para a vida das pessoas e para a sociedade. Desenvolvemos o conceito da campanha baseado nessa premissa interna, associando a postura da marca ao esporte, que é uma constante busca por melhores resultados e posições”, conta Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.
Criada pela Leo Burnett Tailor Made, que venceu a concorrência publicitária da marca para a Olimpíada, a campanha mescla atletas patrocinados pela Samsung (como Bernardinho e Bruno, do vôlei e Gabriel Jesus, do futebol) com pessoas comuns, mostrando que a superação e a busca por conquistas é um tema que une a todos. As filmagens foram realizadas em seis dias, em diversas locações do Rio de Janeiro. “Foi uma honra para a Leo Burnett conquistar a conta da Samsung e participar deste projeto. Buscamos o melhor time de atletas e profissionais para transmitir a ideia de que a Samsung ajuda a quebrar barreiras quando cria os melhores celulares e aparelhos para que os brasileiros se inspirem e se conectem”, analisa Marcelo Reis, copresidente da Leo Burnett Tailor Made. A produção do comercial foi assinada pela Alice, com direção de cena de Felipe Mansur. Assista ao filme:
https://www.youtube.com/watch?v=s6Vs8Elztu0
O primeiro comercial, que já traz o conceito “Brasil, Desafie Barreiras”, está sendo exibido na mídia televisiva (TV aberta e paga) e também no YouTube nos canais oficias da Samsung nas redes sociais. Anúncios de mídia impressa, rádio, peças de mídia out-of-home e ações em plataformas digitais complementam o plano de mídia. Além da Leo Burnett Tailor Made, a Cheil também participou da comunicação, ficando responsáveis pelas ações de mídia exterior e de ponto de venda.
Público dentro e fora dos jogos
A comunicação da marca nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos terá como destaque o novo modelo de smartphone – o Galaxy S7. “Destacamos o celular porque ele é o grande produto pelo qual o brasileiro é apaixonado. E sem dúvida o mobile será uma plataforma muito importante na Rio 2016, pois permitirá que as pessoas acompanhem o evento de qualquer lugar e no momento em que quiserem”, comenta Marcelo Reis. O smartphone também irá ancorar uma promoção da Samsung, alinhada com a Olímpiada. “A próxima fase da campanha terá uma promoção que proporcionará a 200 clientes e seus acompanhantes uma experiência completa na Olímpiada, que inclui passagens, hospedagem e tíckets para entrada nos Jogos”, conta Loredana. A executiva também antecipa que a marca terá uma outra ação promocional durante os Jogos, associada à quantidade de medalhas que o Brasil conquistar na disputa.
Para a Samsung, patrocinar o maior evento esportivo do mundo é uma importante oportunidade de conexão com o mercado brasileiro. “Além da maior preocupação que as pessoas vem tendo em relação à saúde e, com isso, dando mais atenção ao esporte, nossa comunicação na Olimpíada tem foco no público millenial, que é o mais antenado e interessando no assunto e, também, é aquele para a qual direcionamos a maior parte da comunicação de novos produtos e tecnologias”, conta Loredana.
Por questões internas, a Samsung não revela o investimento em comunicação feito para a Rio 2016. Apesar disso, a porta-voz afirma que é a maior comunicação feita pela marca no Brasil nos últimos tempos. “A Olímpiada tem uma grande visibilidade global, então é natural que tenhamos ampliado os investimentos nessa comunicação”, comenta. A campanha irá ao ar até setembro, após o término dos Jogos Paralímpicos, do qual a Samsung também é patrocinadora.
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