TV e YouTube são os canais que orientam brasileiros sobre finanças
Pesquisa feito pela Ilumeo mostra que as pessoas começam a ter mais preocupação com educação financeira
TV e YouTube são os canais que orientam brasileiros sobre finanças
BuscarTV e YouTube são os canais que orientam brasileiros sobre finanças
BuscarPesquisa feito pela Ilumeo mostra que as pessoas começam a ter mais preocupação com educação financeira
Bárbara Sacchitiello
31 de julho de 2018 - 16h07
Educação financeira é algo que ainda está distante do cotidiano da maior parte dos brasileiros. A boa notícia, no entanto, é que as pessoas se mostram mais dispostas a corrigir esse déficit e buscar mais conhecimento sobre o assunto.
Esse é um dos insights trazidos pela mais recente edição da pesquisa “Hábitos Financeiros dos Brasileiros”, realizado pela empresa de inteligência Ilumeo, junto ao economista Ricardo Amorim. O estudo ouviu 1498 pessoas, de todas as regiões do país, com idade de 18 a 60 anos.
Conteúdo financeiro? Procura no YouTube
Uma parte da pesquisa também avaliou os meios que as pessoas usam para buscar informações a respeito de transações e conceitos financeiros. Programa de TV, YouTube e sites praticamente empatam como as fontes em que as pessoas mais buscam informação: 26% das pessoas apontou a TV como o canal de onde recebeu informação sobre finanças; 25% apontou canais do YouTube como fonte de orientação, enquanto 24% responderam que já recorreram a sites para buscar informações. As redes sociais também aparecem entre os meios mais acessados, sendo citadas por 23% das pessoas.
A percepção das pessoas em relação ao atual cenário econômico nacional melhorou em relação aos últimos anos. Em 2016, na mesma pesquisa, 80% das pessoas responderam que a situação econômica era extremamente desfavorável. Dessa vez, esse percentual caiu para 54%. Atualmente, 19% dos entrevistados julga que a situação econômica do País é estável, enquanto apenas 6% acham que o Brasil atravessa um período de crescimento.
Fintechs e bancos
A pesquisa também avaliou o conhecimento das pessoas a respeito das fintechs. O termo ainda é desconhecido pela maioria dos brasileiros (86% disseram não saber o significado) mas quando foram apresentadas aos nomes das empresas do ramo (Pag Seguro, Nubank, Guia Bolso e outras), as pessoas declararam já conhecer tais marcas.
O estudo também questionou os entrevistados sobre seus bancos preferidos. A Caixa Econômica Federal foi a mais citada, ficando com 30% das citações. Banco do Brasil e Itaú receberam 20% das citações cada; o Bradesco foi citado por 15% dos entrevistados, o Santander, por 9%, enquanto 5% das pessoas citaram outras instituições.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário