VW tira comercial com gato preto do ar

Buscar
Publicidade

Comunicação

VW tira comercial com gato preto do ar

Campanha criada pela AlmapBBDO teve queixas registradas no Conar e até em sites de reclamação dos consumidores


5 de fevereiro de 2013 - 6h03

Um comercial que poderia ser considerado divertido por uns, foi retirado do ar nesta terça-feira, 5, pela Volkswagen. A peça foi alvo de inúmeras queixas no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e até mesmo em sites de reclamação de consumidores.

O filme, intitulado Superstição, e criado pela AlmapBBDO, divulga o modelo Gol 1.0 completo. No comercial, é possível ver o painel do veículo com diversos amuletos da sorte como, por exemplo, o pé de coelho.

Ao ver um gato preto, culturalmente visto como símbolo de azar, em cima do console do carro, o motorista utiliza o jato de água do limpador do para-brisa para espantar o bicho. Enquanto isso o locutor diz “não dá pra contar só com a sorte”.

A cena revoltou proprietários de animais e associações de proteção aos bichos, que consideraram a campanha um incentivo aos maus tratos.

A Volkswagen retirou o comercial do ar (estava sendo veiculado exclusivamente na TV) e publicou um esclarecimento oficial em sua página no Facebook, que foi o palco de manifestações nos últimos dias.

Leia o comunicado na íntegra abaixo:

A Volkswagen do Brasil esclarece que “o comercial de varejo denominado ‘Superstição’ será retirado do ar nesta quarta-feira (dia 06 de fevereiro) em respeito e atendimento às manifestações acerca do tema. Em nenhum momento, no comercial, a Volkswagen quis estimular/sugerir qualquer tipo de desrespeito aos animais. Pelo contrário. Os animais sempre serviram de inspiração para as nossas campanhas, por sua inteligência e exuberância, e geraram filmes marcantes como o do Cachorro-Peixe e da Ovelha-Nuvem ( ambos para a SpaceFox), dos Tigres (CrossFox) do elefante Korama (Amarok), do “’cachorro Pug falante” (Jetta) e dos cães Labradores (Gol)”. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia

  • Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

    Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

    Com a solução "Bacon", Media Hero investe em IA causal para otimizar investimentos por meio da classificação da jornada de compra dos usuários