O fim do Marketing como o conhecemos na P&G

Buscar

O fim do Marketing como o conhecemos na P&G

Buscar
Publicidade

Marketing

O fim do Marketing como o conhecemos na P&G

Mudança de título nos cargos dos executivos da companhia reflete um alcance mais abrangente para o papel reorganizado do marketing


30 de junho de 2014 - 12h29

(*) Por Jack Neff, do Advertising Age

O fim do marketing, tal como o conhecemos, chega oficialmente nesta segunda-feira 30 à Procter & Gamble Co.

Bem, pelo menos o título. Dia 1º de julho, centenas de diretores de marketing e diretores associados de marketing no maior anunciante do mundo se tornarão oficialmente diretores de marca e diretores associados de marca. 

A iniciativa é parte do redesign da companhia, que a P&G anunciou em fevereiro, no qual o marketing da organização se torna “Gestão de Marca” com “responsabilidade única pelas estratégias, planos e resultados para as marcas”, afirmou uma porta-voz da P&G em um e-mail.

Eliminar o termo marketing do título e da organização não significa realmente que o marketing seja coisa do passado, ela afirmou. A intenção é que signifique um alcance maior dos diretores de marketing e da organização da qual eles fazem parte.

Gestão de marca na P&G agora engloba quatro funções – incluindo, claro, gestão de marca (antigamente conhecida como marketing), conhecimento de mercado e consumidor (também conhecido como pesquisa de mercado), comunicações (conhecido por relações públicas em algumas empresas e como relações externas até poucos anos, na P&G) e design (conhecido como design na maioria dos lugares, exceto onde é conhecido como identidade visual de marca e termos que tais).

Foram redefinidas, também, as responsabilidades das unidades globais e regionais de negócios, reconfiguradas para eliminar a sobreposição de responsabilidades entre essas estruturas em áreas como shopper e iniciativas locais de marketing. Planos e compra de mídia permanecem com as unidades regionais.

“Essas mudanças nos ajudarão a unificar recursos de construção de marca para focar em entregar resultados melhores de marca e de negócios, esclarecer papeis e responsabilidades para tomar decisões mais rapidamente e simplificar nossa estrutura para liberar tempo para criatividade e execuções melhores”, afirmou a porta-voz da P&G.

Também é uma grande mudança, no sentido do título de cargos, em uma indústria acostumada aos diretores de marketing. A P&G parece estar bem à frente do mundo do marketing – ou o que costumava ser chamado de mundo do marketing – nesse aspecto. Uma pesquisa no LinkedIn exibe aproximadamente 73 mil diretores de marketing e diretores associados de marketing, incluindo mais de 100 executivos da P&G que ainda não atualizaram suas informações, mas apenas 1.350 diretores de marca ou diretores associados/assistentes de marca.

O título de diretor de marketing existe na P&G desde 1993, quando a companhia aboliu o mais linguisticamente restritivo “gerente de publicidade” em um mundo que claramente estava se movendo para além da publicidade como meio único de construir marcas. Na verdade, o Diretor Global de Gestão de Marca da P&G, Marc Pritchard, fez a própria transição de título em 1993, se tornando um dos primeiros diretores de marketing da companhia.

(*) Tradução: Roseani Rocha

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira