Brasil ainda não explora o marketing de conteúdo

Buscar

Brasil ainda não explora o marketing de conteúdo

Buscar
Publicidade

Marketing

Brasil ainda não explora o marketing de conteúdo

Levantamento da Rock Content mostra que apenas 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para essa estratégia de comunicação


8 de julho de 2015 - 8h31

Uma pesquisa realizada pela Rock Content, empresa de marketing de conteúdo, com mais de dois mil profissionais de diversos segmentos como marketing, TI, consultoria, educação e e-commerce de todo o Brasil, aponta que 69% dos entrevistados utilizam o marketing de conteúdo para gerar reconhecimento de marca e fidelizar clientes.

Para entender como profissionais brasileiros têm utilizado marketing de conteúdo foi realizado um levantamento que constatou o quanto as empresas disponibilizam do orçamento total à categoria. Comparando os 69% do Brasil, ainda é perceptível uma grande diferença de comportamento com as companhias dos EUA, em que 93% utilizam-se da modalidade.

“Sentimos uma carência de dados sobre as mudanças que ocorrem no mercado de marketing brasileiro. Sabemos que não há mais espaço para uma publicidade invasiva e interruptora, cedendo espaço para práticas como Content Marketing, Inbound e Marketing de Conteúdo”, diz Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content.

Recurso pouco explorado

Apesar da adoção abrangente, os investimentos em marketing de conteúdo ainda são tímidos. Hoje, apenas 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para essa estratégia. Porém, dos profissionais entrevistados, até 70% prevêm um aumento no orçamento de conteúdo para 2016 e apenas 4% uma redução.

O mesmo levantamento também identificou que 77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo, porém apenas 40% documentam a estratégia.

A pesquisa também revela que 57% possuem pelo menos duas pessoas dedicadas à criação de conteúdo. Para impulsionar a distribuição de conteúdo, muitas delas apostam em ferramentas como Redes sociais (91%), Blogs Corporativos (61%) e Newsletters (52%). Dentre as redes sociais, as mais comuns são Facebook, Twitter e LinkedIn.

As métricas mais utilizadas para medir o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo são tráfego no site, vendas e taxa de conversão. Apenas 33% das empresas medem o ROI (Retorno sobre Investimento), e as que costumam realizar esse processo são 58% mais bem-sucedidas que as que não têm o mesmo hábito.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira