9ª edição do FICI terá mais de 100 filmes

Buscar

9ª edição do FICI terá mais de 100 filmes

Buscar
Publicidade

Mídia

9ª edição do FICI terá mais de 100 filmes

Festival Internacional de Cinema Infantil levará produções para salas da Rede Cinemark de dez cidades entre 19 de agosto e 30 de outubro


18 de agosto de 2011 - 12h31

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), uma realização da Copacabana Filmes e Produções, já levou mais de um milhão de crianças às salas de cinema. Em sua nona edição, que tem início em 19 de agosto, a mostra exibirá nos cinemas da Rede Cinemark mais de 100 produções de 20 países. A programação inclui longas-metragens inéditos e clássicos, curtas brasileiros e internacionais, séries de TV, mostras especiais, além de oficinas de animação e debates.

O programa internacional tem títulos inéditos em versão dublada e apresenta um panorama do cinema direcionado às crianças. Dentre os destaques estão o dinamarquês Meu Amigo Storm (2009), de Giacomo Campeotto, Poli, o Fusquinha de Polícia (Noruega, 2009), de Rasmus A. Sivertsen, e o alemão Os Três Ladrões (2007).

Já a sessão Dublagem ao vivo terá nesta edição oito filmes: o estoniano O Menino que Queria ser Viking (2006), o dinamarquês O Grande Urso (2011), o holandês Sopa de Sapo (2009), o indiano Contos Indianos (2009) e os japoneses O diário do Panda (2008) e As Grandes Aventuras da Abelha Hutch (2010).

A seleção especial, por sua vez, apresentará a animação Animais Unidos Jamais Serão Vencidos (Alemanha, 2010), Brasil Animado, de Mariana Caltabiano, e Enrolados (EUA, 2010). Na sessão Pequeno Cientista, que provoca discussões e ensina sobre um tema através de um longa-metragem, será exibido o filme Oceanos (França, Suíça e Alemanha, 2009).

A mostra terá ainda a pré-estreia de Uma Professora Muito Maluquinha (longa brasileiro inédito em circuito), dirigido por André Alves Pinto e César Rodrigues, e homenagens ao cinema infantil do Japão e da Holanda, como parte integrante da programação do Ano da Holanda no Brasil. Por fim, a quarta edição do Prêmio Brasil de Cinema Infantil contará com 124 filmes.

O FICI tem o patrocínio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Cultura, da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Oi, do Mcdonald’s, da Petrobras, do BNDES, da MiniSchin e do Cinemark, além do o apoio da Oi Futuro, da RioFilme, da GloboFilme, da Labocine, do Copacabana Palace, da Prefeitura de São Paulo, da Sociedade Brasileira para progresso da Ciência (SBPC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O evento começa no Rio de Janeiro e Niterói (de 19 a 28 de agosto) e depois segue para Brasília (26 de agosto a 4 de setembro), São Paulo e Campinas (2 a 11 de setembro), Salvador e Aracaju (30 de setembro a 9 de outubro), Recife (12 a 23 de outubro) e Belo Horizonte (21 a 30 de outubro). A bilheteria oferece meia-entrada para todo o público.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos

    Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos

    Com o projeto “Checamos”, parceria visa combater desinformação em notícias compartilhadas em redes sociais

  • Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência

    Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência

    Abert, Abratel, Fenapro e Abap pedem mobilização pela criação de um modelo que integre as métricas de audiência dos meios tradicionais e digitais