Últimas notícias
Abril apresenta estudo sobre geração X
Relatório traz insights sobre consumidores que têm sido preteridos nas estratégias de marketing
Relatório traz insights sobre consumidores que têm sido preteridos nas estratégias de marketing
21 de junho de 2017 - 16h53
O Grupo Abril apresentou hoje em São Paulo o estudo “O X da Questão”, que analisa a força econômica da geração X, público com idade aproximada entre 35 e 54 anos. O relatório reúne dados de diferentes fontes, como o Webshoppers da e-Bit, números do Dynamic Big Data e pesquisas do instituto Locomotiva, entre outros. Um levantamento interno da própria Abril com 2 mil pessoas e uma avaliação de comerciais em TV com base em técnicas neurocientíficas (EEG e Eye Tracking) completaram o pacote de conteúdo apresentado ao mercado.
Segundo os números, o X representa hoje ¼ da população e é responsável por mais da metade da renda gerada no país. Comparada aos millennials, faixa etária que vai de 20 a 34 anos, o X tem renda 56% maior. A idade média dos compradores de e-commerce é de 43 anos, e sete em cada dez compras são realizadas por pessoas acima dos 35.
O evento começou com painel de Walter Longo, presidente do Grupo Abril, que contou aspectos gerais da pesquisa. “A Geração X é a que mais consome e tem mais propensão a se fidelizar a marcas e produtos. Mas há uma verdadeira obsessão de muitas empresas em focar sua comunicação exclusivamente nos millennials”, disse o executivo.
Um debate sobre os resultados do estudo foi moderado, na sequência, por Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva. Participaram Jaime Troiano, presidente da Troiano Branding; David Laloum, presidente da Y&R Brasil; Paula Costa, CMO e gerente geral da divisão de luxo da L’Oreal Brasil; e Valéria Brandini, PhD e antropóloga empresarial especialista em culturas juvenis.Mauricio Panfilo, head de pesquisa e inteligência de mercado da Abril, comentou alguns dos insights produzidos pelos números e apresentou uma lista de “Dez formas de atingir o coração e o bolso do X”. São elas:
> Estética, símbolos e contexto são imprescindíveis
> Represente-o de fato: nem mais novo, nem com mais cabelo ou menos barriga
> Geração multiplataforma: os X construiu a ponte entre o on e o off-line
> A razão tem destaque na equação entre o racional e o emocional
> Mais sobre o produto, menos sobre o propósito
> Família: um clichê que dá certo
> Conteúdo é sempre bem-vindo
> Quebre paradigmas sem apelar para estereótipos
> Reflexão: ajude-o a refletir e o conquistará
> Cuidado com as generalizações ao utilizar um target baseado apenas em demografia
Veja a seguir um vídeo do Grupo Abril de resumo do estudo:
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário