Natura dá rosto e novas funcionalidades a Nat
Assistente virtual, que atende consumidores e consultoras pelo Facebook, foi melhorada e deve reduzir a 30% atendimentos via Central de Relacionamento

Nat: atendimento 24 horas por dia (Crédito: Divulgação)
Muitas empresas têm anunciado seus assistentes virtuais de atendimento, os chamados bots. A Natura também possui um, desde 2016, mas agora Nat – como foi batizada a personagem – ganha novo rosto e funcionalidades (assista ao vídeo abaixo).
Com sua ajuda, promete a companhia, é possível fazer consultas sobre diversos assuntos, solicitar segunda via de boletos e até negociar dívidas – antes, a ferramenta de inteligência artificial, apenas oferecia opções de presentes. A Natura afirma que 70% das questões que antes passavam pela Central de Relacionamento agora podem ser resolvidas por meio da Nat, à disposição 24 horas por dia.
Apesar da natureza automatizada do serviço, a companhia garante que Nat consegue, ainda, dar um tom humanizado e carinhoso ao atendimento e passará a representar a marca nos ambientes virtuais, com atendimento personalizado no site e, em breve, mas ainda sem data específica, nos aplicativos da companhia. O objetivo é que caia para 30% o volume de demandas que até então passam pela Central de Relacionamento, uma vez que a maioria é de problemas relativamente simples.
Para desenhar a personagem Nat, houve o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, envolvendo marketing, atendimento, TI, relacionamento com clientes e consultoras, já que ela precisava representar um universo de consultoras de diferentes idades, perfis e contextos sociais no Brasil.
O desenvolvimento da assistente virtual é parte do projeto de digitalização da Natura que, hoje, tem mais de 600 mil consultoras usuárias do app Consultoria. Este por sua vez já representa 25% das vendas feitas.
https://www.youtube.com/watch?v=whB0EEaBQl8&feature=youtu.be