Comunicação
Walmart adota contundência
Campanha da Africa escala consumidores e leva câmeras ao supermercado para comparar preços
Campanha da Africa escala consumidores e leva câmeras ao supermercado para comparar preços
Felipe Turlao
4 de maio de 2011 - 10h06
O Walmart parece disposto a adotar uma comunicação mais agressiva em relação a seus concorrentes.
Em uma série de filmes que estreou neste final de semana, a rede mostra a reação de consumidores ao descobrirem a diferença de preços de um supermercado da rede para um da concorrência.
Não se trata de câmera escondida, mas de um processo auditado, com consentimento das pessoas, pelo qual elas faziam compras nos dois lugares. Ao final, elas eram informadas sobre a variação, e os comentários se tornaram a base dos comerciais.
A ação dá prosseguimento ao conceito Preço Baixo Todo Dia, adotado pela rede em todo o mundo. Uma primeira fase da campanha foi ao ar no Brasil em janeiro. As peças, na ocasião, ressaltavam o fato de que os preços da rede seriam mais baixos na média de todos os dias e produtos. “Esta nova fase é de comprovação daquilo que apresentamos no começo do ano”, diz Marcio Santoro, presidente da Africa.
A ideia da campanha é que a comparação de preços deve ser feita pela lista de compras, e não oferta por oferta. “Saímos do formato tradicional do varejo, de cabeça e exibição de cinco ofertas. É uma ruptura com a maneira de comunicação adotada pelo varejo há 15 anos”, analisa Santoro. “A ideia é partir para a contundência, porque em varejo falar que tem o menor preço virou padrão. Só que chegou a hora de provar isso”, completa.
Ele diz que a Africa já espera algum tipo de resposta dos concorrentes, mas que a campanha seguirá da mesma maneira conforme planejada, com argumento agressivo.
Os consumidores escolhidos eram clientes habituais de concorrentes como o Extra – a peça cita em letras menores quais lojas foram fruto da comparação. Acompanhados pela produção, eles faziam a compra no lugar habitual e, posteriormente, levavam os produtos para o Walmart, onde, sob auditoria, refaziam as compras dos mesmos itens. O Bom Preço e o Big, marcas da mesma empresa, também fazendo parte da ação, em um total de três comerciais.
A criação é de Joanna Monteiro, Udo Nery, Eduardo Freitas e Fabio Onofre, com direção de criação Sergio Gordilho, Carlos Fonseca, Joanna Monteiro e Fabio Onofre. A produção é da Bossa Nova Films.
Confira abaixo um dos comerciais:
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