As ruas de Borges ganham o mundo

Buscar
Publicidade

Comunicação

As ruas de Borges ganham o mundo

Vídeo assinado por Ian Ruschel, diretor da Zeppelin, repercute na mídia social. Intitulado ?Las Calles de Borges?, trabalho mostra Buenos Aires e retrata um pouco do que viveu o famoso autor argentino


16 de setembro de 2011 - 10h40

Um vídeo de quase dois minutos está conquistando a atenção de fãs do genial escritor argentino Jorge Luis Borges. Ian Ruschel, diretor da Zeppelin Filmes, decidiu homenageá-lo mostrando as ruas de Buenos Aires e de Capilla del Señor, que fica a 82 quilômetros da capital argentina.

Postado no Vimeo, o vídeo, que recebeu o título de “Las Calles de Borges, já tem mais de 70 mil acessos, com comentários feitos em inglês, espanhol, português. No Facebook, o trabalho foi compartilhado por mais de dez mil pessoas.

As cenas foram captadas durante o inverno de 2010. O ator Alcidez Zonco interpreta Borges. O próprio escritor surge ao final, em imagens em preto e branco, falando da tarefa de criar. Como trilha, foi escolhida uma música de Gustavo Santaolalla.

Sobre a repercussão do trabalho, Ruschel comenta: "a cada um ou dois dias a equipe por trás do Vimeo seleciona um video para veicular em um grupo seleto de destaque. Eles escolhem seus preferidos, independente do tema. O vídeo do Borges ficou por alguns dias na página inicial do Vimeo, o que é uma grande coisa".

Além de atingir os fãs do escritor, o vídeo teve outro efeito. Por causa dele, o diretor foi contatado por uma fabricante de lentes. "Recebi convite para dirigir um clipe nos Estados Unidos". 

Ruschel vive em Porto Alegre e já planejava ir a Buenos Aires fazer um vídeo. "Com o apoio e suporte da Zeppelin Filmes, produtora onde trabalho como diretor de cena, tive a oportunidade de ir lá em 2010. Alguns meses antes me deparei com o poema Las Calles, de Borges foi o que serviu de referência para realizar o vídeo", conta. Ele revela que escolheu o autor como tema basicamente por admirar a obra de Borges. "Quando assisti ao trecho original dele falando, o mesmo que inseri no final do vídeo, tive certeza da minha escolha. Me identifico muito com a frase que encerra o filme", explica.

wraps

Buenos Aires: Las Calles de Borges from Ian Ruschel on Vimeo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também