Como Stranger Things inspirou um carro e campanha da Fiat
Novo modelo chega às consessionárias e é apresentado ao público através de filme inspirado na estética da série

Campanha foi revisada pelos Duffer Brothers, roteiristas da série (Créditos: Divulgação)
A parceria entre Fiat e Netflix, criada especialmente para a última temporada de Stranger Things – que estreou os primeiros episódios da leva nessa terça-feira, 26 – chega a sua etapa mais importante, com o lançamento do filme “Sobrenaturalmente impressionante”.
Inspirada no universo da série, a produção de 75 segundos explora uma narrativa similar à da ficção, acompanhando personagens que interrompem a rotina para fugir dos Demogorgons. O roteiro da campanha foi revisado pelos próprios Duffer Brothers, criadores da produção que se consolidou como uma das mais assistidas da história da Netflix.
“Nós vimos que tinha uma frase que se repetia o tempo todo [na série]. Quando eles iam fugir do Demogorgon, eles entravam no carro e gritavam: ‘drive, drive, drive!’. Então pensamos: ‘aqui é a nossa entrada’. Para fugir de um monstro precisa de um carro veloz, então nada melhor que um Pulse Abarth, que é o carro mais potente da Fiat”, afirma Vinicius Stanzione, CCO da Leo Burnett, agência de publicidade parceira da Fiat e responsável pela campanha.
O comercial será veiculado nos planos com anúncios da Netflix, a fim de aproveitar a própria audiência do público interessado na série.
“Stranger Things tem um fandom gigantesco, então, mais do que comunicar, nós queríamos fazer parte da conversa. A melhor maneira de fazer essa conexão foi com o entretenimento e com a cultura, que faz parte do dia-a-dia das pessoas”, acrescenta Stanzione.
Patrocinadora da quinta temporada da série
A colaboração entre Fiat e Netflix no universo de Stranger Things teve início em agosto, quando a montadora anunciou o patrocínio oficial da nova temporada.
“Ao patrocinar a 5ª e última temporada, encontramos uma oportunidade única de unir nossa paixão pela mobilidade, por conversas que movem e moldam a cultura aliada a ousadia com o universo instigante e nostálgico da série. Essa parceria traduz o espírito da Fiat: estar presente onde a cultura se reinventa, criando experiências que vão além do mundo automotivo e dialogam diretamente com o estilo de vida das pessoas”, diz Alessandra Souza, vice-presidente de marketing & comunicação de marca da Stellantis para a América do Sul.
Desde então, uma série de ações foram executadas pela Fiat, incluindo o lançamento do Pulse Abarth Stranger Things, edição especial do modelo com apenas 511 unidades disponíveis — número que faz referência à quinta temporada (5) e à protagonista, Eleven (11).
O modelo é personalizado com referências diretas à série — como gravuras nos bancos, placa numerada no painel, desenhos nas laterais do carro e plaqueta na tampa do motor — além de easter eggs pensados para os fãs. Os carros serão disponibilizados em concessionárias de todo o País, a partir de R$ 159,9 mil.

Ação na CPTM (Créditos: Divulgação)
“Podemos dizer que a Abarth é o lado do “mundo invertido”, o lado envenenado da Fiat: uma divisão que traduz alta performance, intensidade, ousadia e emoção em cada detalhe. O design ousado da edição especial dialoga naturalmente com o universo de Stranger Things, que também é cheio de energia, mistério e personalidade”, conta Alessandra.
Nas redes sociais, a novidade foi apresentada durante o Halloween, em um “sustomercial” de 15 segundos. Logo depois, foi lançado um filme de 30 segundos com o conceito “To be continued”, transformando a campanha em uma narrativa seriada.
A comunicação foi amplificada por uma estratégia integrada entre Fiat e Netflix, combinando ações on e offline. A campanha inclui posts nas redes sociais, mídia out-of-home e ativações na CPTM, com vagões envelopados na estética do Mundo Invertido.