Assinar

Conar suspende filmes de “A Gente Banca”, do Santander

Buscar

Conar suspende filmes de “A Gente Banca”, do Santander

Buscar
Publicidade
Comunicação

Conar suspende filmes de “A Gente Banca”, do Santander

Associação Brasileira de Jornais afirma que campanhas depreciam a imprensa ao afirmar que "mais gente compra jornal para catar sujeira de bicho"


27 de maio de 2020 - 15h10

Projeto A Gente Banca, do Santander, promove crédito para donos de bancas no Brasil (Crédito: reprodução)

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) suspendeu dois filmes da campanha A Gente Banca, do Santander, após pedido feito pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). Apesar da decisão liminar, as peças já haviam deixado de ser veiculadas na TV e nas redes sociais. Nos filmes, duas frases foram alvo de argumentação da ANJ: “nos últimos anos, mais gente comprava jornal para catar sujeira de bicho de estimação do que para ler” e “ninguém mais compra jornal em banca, todo mundo lê notícia pelo celular”.

A campanha do banco foi desenvolvida com o propósito de divulgar uma linha de crédito que o Santander desenvolveu para que os jornaleiros possam reinventar seu negócio. Em contrapartida, o banco poderia expor sua marca como parte do pagamento do empréstimo.

“Fomos totalmente surpreendidos pela campanha do Santander. A campanha ataca os jornais, sobretudo em um momento que se combinam a maior emergência sanitária do país com os ataques do presidente à imprensa”, afirma Marcelo Rech, presidente da ANJ. Mesmo após a retirada dos filmes em questão do ar, a associação afirmar entender que “a continuidade da campanha deprecia os jornais, desnecessariamente, tanto no roteiro quanto na estética – que mostra um papel envelhecido, jogado em um canto. Ela é gratuita e incompreensível para nós”, finaliza Rech.

Em sua argumentação junto ao Conar, a ANJ destaca a possível ilegalidade de alteração de finalidade comercial das bancas de jornal, uma vez que os pontos de venda são concessões públicas e são regidas por leis municipais. No site do projeto, o banco destaca que é necessário contato com a prefeitura da cidade de quem pretende pegar o empréstimo para saber se há ou não possibilidade de adicionar novos modelos de negócio ao ponto comercial.

Em nota, o Santander afirma que “o projeto A Gente Banca foi criado com o objetivo de oferecer aos donos de bancas de jornais assessoramento, capacitação e apoio financeiro para fortalecer a sua atividade principal, nas cidades onde a legislação local permite a sua aplicação. A divulgação dos vídeos da campanha foi encerrada tão logo o banco foi notificado pelo Conar”.

Veja um dos filmes da campanha:

https://www.youtube.com/watch?v=lKFQx9IZFQQ

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público