ESPM mostra satisfação do consumidor
Pesquisa sobre satisfação do consumidor mostra que boa avaliação sobre as campanhas publicitárias caiu em outubro
Pesquisa sobre satisfação do consumidor mostra que boa avaliação sobre as campanhas publicitárias caiu em outubro
Meio & Mensagem
10 de novembro de 2011 - 1h00
O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) medido pela ESPM apontou que no mês de outubro houve queda na avaliação dos clientes de quatro empresas da indústria de personal care, que passou de 86,5% em setembro para 80,4%. O índice foi criado pelo professor pesquisador da escola Ricardo Pomeranz, que também é diretor digital da Rapp.
O executivo conta que as principais reclamações apontadas neste sub setor, foram em relação as campanhas publicitárias das marcas que usam celebridades para mostrar os efeitos dos produtos, porém as artistas não traduzem a realidade obtida pela consumidora. Do total de 10 mil depoimentos analisados para o INSC deste sub setor, 5% eram de críticas a essas peças.
Neste sub setor são avaliadas as empresas Natura, Unilever, Avon e Johnson & Johnson. O personal care integra o setor de bens de consumo que fechou outubro com índice de 71,9% de satisfação.
Entretanto, o sub setor de alimentos representado pelas empresas Brasil Foods, Kraft Food, Yoki e Nestlé registrou alta de 10,3 pontos percentuais em outubro pela utilização de artistas populares em suas campanhas publicitárias. Ações no Facebook e parcerias de marcas com emissoras de televisão, também foram destacadas como positivas pelo consumidor.
De acordo com Pomeranz, o objetivo não é detalhar para as empresas os resultados, e sim mostrar um quadro geral de como os consumidores estão percebendo as marcas. “As empresas podem usar de referência para conhecer melhor seus clientes”, afirma.
A pesquisa é realizada pela internet, sem envio de formulários, apenas medindo em sites com conteúdo aberto, o comentário das pessoas. Redes sociais, twitter e blogs também são usados na medição.
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