Instituto Natura e Avon ampliam ações contra o câncer de mama
Iniciativa une marcas e instituições para conscientizar e ampliar o cuidado com a saúde feminina

Instituto Natura e Avon promovem ação focada na saúde da mulher (Créditos: Reprodução)
Neste Outubro Rosa, o Instituto Natura e a Avon lançam o Movimento Pelo Cuidado das Mamas e a campanha Estar com Elas para ampliar a conscientização sobre o câncer de mama e incentivar o diagnóstico precoce.
As ações, ambas criadas pela agência Repense, buscam combater a desinformação e alcançar mulheres em situação de maior vulnerabilidade social, econômica e emocional.
Dados do Panorama do Câncer de Mama, estudo encomendado pelo Instituto Natura com base em informações do SUS, apontam que a taxa de cobertura mamográfica no Brasil foi de apenas 23,7% em 2023 e 2024 — bem abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre 2015 e 2024, quase meio milhão de novos casos foram registrados, com maior incidência entre mulheres de 50 a 69 anos e crescimento expressivo entre as mais jovens.
Conscientização permanente
O movimento, criado em parceria com o grupo RD Saúde (Raia e Drogasil), o Instituto Oncoguia e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, teve início em setembro com a campanha “Tem que Peitar”, estrelada pela cantora Tiê.
A iniciativa pretende manter ações contínuas ao longo do ano, reforçando a importância do cuidado com as mamas e da detecção precoce da doença.
A campanha traz peças digitais, parcerias com organizações e comunidades de fé, ações em mídia OOH e ativações em rádios, com histórias reais e informações sobre autocuidado, acesso a diagnóstico e direitos das pacientes.
O Movimento pretende expandir a rede de parceiros para ampliar o alcance da mensagem e transformar a realidade do câncer de mama no país.
Já a campanha “Estar com Elas” reforça a importância de priorizar consultas e exames de rotina. A ação, que já ocorreu em 2024, retorna neste ano com novas mídias digitais e impressas, vídeo-manifesto e ativações de marketing com produtos Avon Care.
A campanha tem alcance latino-americano, com ações também na Argentina, México, Chile, Colômbia e Peru.
O manifesto da campanha ressalta que “detectar o câncer de mama precocemente é chegar a tempo” e incentiva o público a valorizar o “agora” como momento de agir: “Estar com elas é agora. Faça sua consulta de rotina e procure orientação médica”.