Mastercard aproveita Carnaval para se posicionar na mobilidade urbana
Empresa incentiva que os foliões a utilizarem a aproximação do cartão no transporte público
Personagem é inspirado na trend dos vegetais falantes (Crédito: Reprodução)
A Mastercard aproveitará o Carnaval para se posicionar como uma empresa de solução de pagamentos também no transporte público brasileiro. Para isso, a companhia lança a campanha “Não Passe perrengue, passe seu Mastercard”.
A comunicação, criada pela WMcCann, estimula o uso do recurso de aproximação de seus cartões na catraca do transporte público e marca o seu posicionamento durante as festividades, em um momento que é considerado um movimento cultural importante para a companhia.
Além de fazer um convite aos foliões, a marca quer reforçar sua presença no dia a dia do brasileiro. Para isso, aproveitará a mobilidade urbana promovendo agilidade no embarque e uma jornada fluida durante os blocos.
Taciana Lopes, vice-presidente sênior de marketing e comunicação da Mastercard, explica que a presença da marca nesta ocasião é estratégica. “Ao incentivarmos o uso do cartão por aproximação direto na catraca, unimos tecnologia e cultura para resolver uma dor real. Nosso objetivo é que a Mastercard seja a ponte para que quem vai curtir o Carnaval chegue ao seu destino com agilidade, segurança e sem interrupções”, diz.
Ativações da Mastercard durante o Carnaval
A Mastercard preparou uma série de iniciativas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. Na capital paulista, por exemplo, foliões que utilizarem seus cartões terão acesso a terminais de recarga de celular na estação de metrô Vila Madalena e a garrafinhas de água potável gratuitas na estação República.
Nas redes sociais, criadores de conteúdo como Porquinho da Paulista, Paula Rangel e outros amplificam a mensagem. Além disso, a comunicação se desdobra com uma collab entre a Mastercard e o Metrô de São Paulo, nas redes sociais, trazendo conteúdo educativo em mobiliários urbanos e apresentando o personagem Catraquinha que busca ajudar o público a circular pela cidade.
“A campanha comunica que a Mastercard está onde o consumidor está, tornando o caminho mais simples, seguro e que Não tem preço. Ela conecta a solidez da nossa liderança tecnológica com a cultura brasileira”, comenta.
Estratégia para fidelização dos clientes
Se posicionando como uma facilitadora na vida do público, a Mastercard pretende fidelizar clientes. Taciana explica que essa fidelização, atualmente, nasce de uma utilidade real e da repetição de uma experiência positiva.
“No Carnaval, o valor da conveniência é multiplicado: passar o Mastercard direto na catraca, ter acesso a pontos de hidratação ou recarga de celular deixa de ser apenas um serviço e vira uma solução de impacto imediato”, comenta.
Embora essa iniciativa esteja sendo reforçada durante a folia, a companhia já investe em soluções de pagamento no transporte desde 2017, quando começou a investir em soluções que permitem o pagamento direto nas catracas de ônibus, estações de metrô e embarcações de cidades como Salvador (BA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Ponta Grossa (PR).
Hoje, a empresa está presente em 30 sistemas de transporte no Brasil. O primeiro trimestre de 2025, por exemplo, registrou crescimento de 71% em transações com cartões de crédito e débito no transporte na comparação em relação ao ano anterior.
