Nike arrisca tudo na Copa
Criada pela W+K de Portland, campanha global coloca em cena Neymar, Wayney Rooney e Cristiano Ronaldo sentindo a pressão de entrar em campo. É o primeiro filme de uma série feita para o Mundial
Criada pela W+K de Portland, campanha global coloca em cena Neymar, Wayney Rooney e Cristiano Ronaldo sentindo a pressão de entrar em campo. É o primeiro filme de uma série feita para o Mundial
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1 de abril de 2014 - 5h26
A Nike coloca em campo nesta terça-feira, 01, a primeira parte de sua campanha global para Copa do Mundo, criada pela Wieden+Kennedy de Portland. Com um filme chamado “Arrisque tudo”, homônimo da comunicação que irá focar no Mundial da Fifa, a gigante dos esportes mostra a pressão que todo jogador sente quando se aproxima a hora de entrar em campo. As primeiras cenas do comercial trazem três atletas patrocinados pela marca vivenciando as horas anteriores a uma partida. São eles Wayne Rooney e Cristiano Ronaldo, que têm participado das últimas campanhas globais, entre elas a premiada “Write the future”, e o brasileiro Neymar.
Os primeiros momentos do filme são marcados pelo ritmo de passadas de Cristiano Ronaldo. Em seguida, aparece Wayney Rooney preparando-se para sair de um quarto de hotel. Na sequência, é a vez de Neymar, pensativo em um ônibus de onde se vê, pela janela, agitados torcedores do Brasil. O português, descobre-se, anda pelo corredor de um aeroporto, também com torcedores se espremendo para vê-lo. O inglês ganha a rua em meio a uma profusão de jornalistas e câmeras, atravessando a balbúrdia para entrar em um ônibus. Vozes de comentaristas de futebol surgem ao fundo. Neymar visualiza camisas dez. As cenas demonstram o clima que circunda os atletas. Aos poucos, o ritmo se intensifica. As passadas do início se transformam no som das palmas que se ouvem nos estádios, quando o público aguarda a entrada dos jogadores. E os três atletas correm pelo túnel prestes a entrar em campo. No final, a tela escurece e lê-se a mensagem: “A pressão cria lendas”. E vem o slogan “Arrisque tudo”.
O CMO da Nike, Davide Grosso, declara, por meio de comunicado, que “qualquer jogador deseja ter a honra de representar seu país”. O “detalhe” é que essa honra traz pressão e uma enorme responsabilidade para os atletas. “O objetivo do filme é mostrar como alguns dos melhores jogadores do mundo têm sucesso lidando com tamanha pressão, graças à sua disposição em arriscar tudo”.
O lançamento se dá na mídia digital. A Nike não informa quantos filmes serão ao todo. O fim do primeiro comercial dá a entender que virá uma continuação. “Outros atletas farão parte da campanha”, diz Henry Rabello, vice-presidente de marketing da Nike Brasil – os demais jogadores da seleção patrocinados pela marca são David Luiz, Thiago Silva, Bernard e Paulinho. A empresa não revela também se haverá um filme específico para a torcida nacional. É possível, mas a estratégia não é confirmada. Em “Write the future” havia uma participação brasileira numa das versões. Na ocasião, foi feita uma extensão com Robinho, com criação brasileira.
A campanha “Arrisque tudo” terá diversas ativações no ponto de venda e nas redes sociais e na loja www.nike.com.br, lançada há cerca de seis meses. Há um manifesto também. Os consumidores são estimulados ainda a compartilhar suas jogadas com a hashtag #arrisquetudo. Além disso, há o evento “Batalha das quadras”, torneio que acontece em mais de 30 cidades no mundo.
Casa Fenomenal
O Brasil é a terceira operação da Nike no mundo, posição que atingiu há poucos meses, segundo Cristian Corsi, presidente do escritório brasileiro da empresa. Números não são abertos, mas ele afirma que o primeiro bilhão de dólares de faturamento já foi superado. Com a Copa, a expectativa é acelerar os negócios da categoria futebol (são nove as áreas trabalhadas pela marca). A Nike entra na Copa com dez seleções patrocinadas, mas a campeã de vendas de camisetas é o Brasil. Novas camisas chegam às lojas nesta quinta-feira. E entre junho e julho a empresa montará no Rio de Janeiro um espaço batizado de Casa Fenomenal, destinado a fãs da marca e a qualquer consumidor que desejar se aproximar da Copa.
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