No clima de Mad Men, veja peças dos anos 60
Entre os escolhidos estão comerciais da Volkswagem, Marlboro e Kodak
Entre os escolhidos estão comerciais da Volkswagem, Marlboro e Kodak
Meio & Mensagem
10 de abril de 2013 - 8h40
No próximo dia 22, estreia no canal HBO a sexta temporada da série de ficção Mad Men, que retrata o dia a dia de uma agência de publicidade de Nova York na década de 1960.
Para comemorar a volta do seriado, a revista norte-americana Creativity fez uma seleção das melhores campanhas publicitárias veiculados nos anos 1960. Entre eles, estão peças da Volkswagen, Kodak e Marlboro.
Confira abaixo alguns destes anúncios (em inglês):
Em “Keeping Up With the Joneses”, criada pela DDB, a Volkswagen surpreende ao demonstrar os benefícios do preço acessível de seus carros:
A ação para Alka Seltzer, também da DDB, se tornou memorável por brincar com o fato de que a peça parece ser o anúncio de um molho de tomate, quando na verdade promove o sal de frutas da marca:
Um dos primeiros anúncios publicitários da Dove, criado pela Ogilvy & Mather, fez com que o produto deixasse de ser somente um sabonete. “Dove deixa sua pele cremosa enquanto você lava. Dove é ¼ hidratante facial!”, diz a peça:
A propaganda da caixa térmica da Union Carbide, criada pela Y&R, choca ao colocar um passarinho dentro do produto e depositá-lo em água fervente para demonstrar a potência da maleta. No final, o animal sai ileso:
O filme da escova de dente elétrica da Broxodent, criado pela DDB, parece entediante, mas diverte pela brincadeira feita com a palavra brush (escovar, em inglês) e o barulho que o produto faz ao ser ligado:
A peça dos cigarros Marlboro criada pela Leo Burnett em 1964 traz o “Marlboro Man”, personagem criado para mudar a fama do produto, que era conhecido por ser um “cigarro de mulheres”:
Uma das primeiras propagandas da Xerox, criada por George Lois, mostra como era fácil tirar cópias, ao colocar uma criança para fazê-lo. Depois de críticos dizerem que a peça era falsa, Lois colocou um chimpanzé no lugar da garota, reforçando a simplicidade do produto:
A campanha “Things Go Better With Coke”, da Coca-Cola, foi criada pela McCann e trazia uma música interpretada pelo grupo The Limeliters. O anúncio pede que os consumidores comprem mais de um engradado:
A propaganda da Kodak mostra o crescimento de uma criança, até a fase adulta, através de fotos. Chama atenção a melancólica música de fundo, cujo intérprete é desconhecido:
A propaganda das bolachas da marca Cracker Jack, criada pela DDB, brinca com o fato de que as pessoas adoram compartilhar um pacote do produto:
Compartilhe
Veja também
Spaten reúne Jeffrey Dean e Rodrigo Lombardi em nova ação
Campanha “Mais força, menos amargor” reúne os astros em um baile de gala, onde se enfrentam por uma garrafa de cerveja da marca
Apple une terror e comédia para falar da volta às aulas
Dirigidos por Olivia Wilde, três comerciais exploram pesadelos comuns da rotina universitária, que são resolvidos com as funcionalidades do MacBook