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Comunicação

Os profissionais de RP mais destacados

Estudo PRScope, do Grupo Consultores, revela dirigentes mais lembrados e conclui que setor é influente, mas tem remuneração baixa


31 de julho de 2015 - 11h55

 O Grupo Consultores publicou a segunda edição do PRScope, estudo que retrata as opiniões de executivos de comunicação corporativa das principais marcas brasileiras. Segundo a pesquisa, os executivos mais destacados do setor de relações públicas são Kiki Moretti (InPress), Ciro Dias Reis (Imagem Corporativa) e Eduardo Vieira (Ideal). Coca-Cola e Itaú têm os trabalhos mais destacados.

Confira rankings abaixo:

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A principal constatação do PRScope é que a área de relações públicas nunca foi tão influente. Segundo os 186 clientes da amostra, responsáveis por gerenciamento de 258 relações com agências (muitos clientes trabalham com mais de uma parceira), entrevistados entre março e abril, as empresas de relações públicas têm uma participação de 54% no cumprimento de objetivos de comunicação da empresa. Também são responsáveis por 44% do atingimento de objetivos estratégicos e, por isso, são considerados parceiros relevantes.

Por outro lado, o setor atrai verbas de somente 0,04% do total de vendas anuais do cliente. O valor é naturalmente menor que na publicidade, onde há custos com produção e mídia, mas ainda assim é muito pequeno. “A comparação justa é com o mercado de relações públicas da Europa, que atrai 2% do valor das vendas, ou com a China, onde há uma necessidade grande de construção de marca e a proporção dos investimentos chega a 4%”, afirma o espanhol Cesar Vacchiano, presidente global do Grupo Consultores. A pesquisa foi conduzida no Brasil por Graziela Di Giorgi, diretora-geral, e Paula Ribeiro, gerente de estudos.

Os percentuais maiores de investimentos recebidos na Europa, em parte, podem se explicar pelo acesso a novos contratos, especialmente os de serviços digitais, que as agências daquele continente já conquistaram. “As empresas de relações públicas do Brasil sentem falta de desenvolvimento de serviços na área digital. As plataformas sociais, por exemplo, estão muito desenvolvidas, mas elas têm uma debilidade nessa área e perdem parte do serviço para as agências de publicidade”, aponta Vacchiano. “Há alguns anos, o digital revolucionou as perspectivas para o segmento no mundo. Isso trouxe a possibilidade de crescer dentro dos clientes ao ampliar suas ofertas, proporcionando novas formas de comunicação com blogs, influenciadores e até fazer branded content, o que já seria mais próximo inclusive do território da criatividade”, analisa.

Na reportagem abaixo da TV Meio&Mensagem, dirigentes de destaque no setor explicam o que o profissional de relações públicas do futuro precisará ter para se adatpar a um mercado mais digital:

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