Pra sempre, Ronaldo
Documentário conta os dias que antecederam a despedida de Ronaldo da Seleção Brasileira de Futebol
Documentário conta os dias que antecederam a despedida de Ronaldo da Seleção Brasileira de Futebol
Renato Pezzotti
25 de novembro de 2011 - 8h39
O dia 07 de junho de 2011 não deve guardar muitas recordações a vocês, leitores. Mas ela é uma data histórica para o futebol brasileiro. Foi neste dia que Ronaldo Fenômeno deu adeus aos gramados, vestindo o uniforme da seleção brasileira pela última vez, no amistoso contra a Romênia, no frio estádio do Pacaembu. Toda a história de preparação de Ronaldo para a partida está no documentário "#prasemprefenomeno – A despedida da Seleção", lançado nesta sexta-feira 25.
O projeto, com concepção da 9ine, produção da BigBonsai e patrocínio da Nike, mostrará os 19 dias que antecederam à partida, quando câmeras, luzes e produtores seguiram Ronaldo 24 horas por dia. “A cena mais engraçada que lembro foi na chegada da seleção ao hotel, em São Paulo, quando os seguranças barraram a equipe do documentário e eu tive que buscá-los fora da recepção”, recorda Ronaldo, durante bate-papo com a reportagem de Meio & Mensagem na sede da 9ine, esta semana.
“A intenção do documentário é exibir o dia-a-dia de Ronaldo, mostrar que ele é uma pessoa normal”, explica Danilo Janjacomo, diretor de criação da agência. “Além disso, conseguimos registrar o fato histórico: a despedida do maior artilheiro de todas as Copas”, reforça.
Segundo Janjacomo, o maior desafio foi descobrir qual a melhor maneira de formatar o vídeo. “Fizemos a 1ª reunião apenas 20 dias antes do jogo. E a escolha da BigBonsai veio por ela já trabalhar com a Nike, entender qual a linguagem que gostaríamos de buscar”, conta. Os nomes chaves da produtora foram Felipe Brizo, Gilberto Topczewski e Lula Buarque.
Já a 9ine é quase um personagem da história. No filme, Ronaldo aparece despachando documentos, discutindo estratégias de comunicação da empresa e participando de uma festa, depois da primeira conquista de concorrência da agência – quando venceu a disputa pela conta do Extra.
O agora executivo também declara seu amor à cidade de São Paulo e conta com as participações especiais do ex-presidente Lula, além de Kaká, Galvão Bueno, Andrés Sanchez e o trio Robinho-Elano-Neymar. “Vi o filme apenas depois que ele ficou pronto. Quase não interferi no roteiro”, conta Ronaldo.
Mas ele não deixa dúvidas em relação à parte mais emocionante do documentário. “Com certeza as cenas que mostram minha mãe no Pacaembu foram as que mais mexeram comigo”, revela. “Agora, com esse DVD, as pessoas vão gostar de mim”, brinca.
Três meses de trabalho de edição resultaram em 45 minutos – formato escolhido por ser mais fácil uma futura negociação com canais de TV. Depois da exibição, a pré-venda se inicia em sites de e-commerce, e o produto estará nas lojas a partir do dia 10 de dezembro. A primeira tiragem é de cerca de 300 mil cópias. A distribuição será realizada pela Vinny Filmes.
Além da edição normal, que terá preço de R$ 29,90, dois kits extras serão comercializados especialmente pela Netshoes. O primeiro, a R$ 399,00, será um pack que contará com uma camiseta com a frase #prasemprefenomeno e um pôster – Alexandre Pato, Paulo Henrique Ganso, Neymar e David Luiz foram os atletas escolhidos para falarem sobre o Fenômeno nos cartazes. O segundo será uma edição numerada, com apenas 200 kits, que terão também uma camisa autografada pelo craque.
Assista ao trailer:
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público