Publicis Groupe anuncia compra da Espalhe
Com foco em digital, mídias sociais e relações públicas, agência passa a se chamar Espalhe MSL
Com foco em digital, mídias sociais e relações públicas, agência passa a se chamar Espalhe MSL
Felipe Turlao
29 de agosto de 2013 - 8h46
O Publicis Groupe, por meio de sua rede de relações públicas MSL Worldwide, concluiu a compra do controle acionário da agência digital brasileira Espalhe, dos sócios Gustavo Fortes, Roberta Paixão, Cleber Martins e Patrícia Albuquerque, que, agora, passam a ter participação minoritária. A negociação foi revelada por Meio & Mensagem em abril (veja aqui). Esta é a primeira aquisição do Publicis no mercado brasileiro após anúncio da megafusão com o Omnicom.
Em 2010, o Publicis Groupe e a rede MSL já haviam adquirido o controle acionário da agência de relações públicas Andreoli, fundada em 1993 por Paulo Andreoli e na qual a holding francesa tinha participação desde 2002. “A Andreoli MSL tem mais experiência no setor corporativo e agora queremos algo com foco no consumidor”, disse ao Meio & Mensagem Olivier Fleurot, CEO global da MSL, quando esteve no Brasil em março. Além de forte atuação em mídias sociais, a Espalhe tem um braço na área de relações públicas, a Fan.
Criada em 2003, a Espalhe tem cerca de 90 funcionários em seus escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro, atuantes nas áreas digital, social, relações públicas e eventos. Entre seus clientes estão Guaraná Antarctica, Ambev (corporativo), Fiat, Halls, Activia e Adidas. A agência passará a se chamar Espalhe MSL e integrará o MSL Group, como já ocorre com a Andreoli.
Gustavo Fortes será mantido na direção geral da Espalhe MSL, e se reportará a Paulo Andreoli, chairman da MSL Group na América Latina. Fortes, Martins e Roberta farão parte do board brasileiro da MSL.
Até junho, a Espalhe tinha um quinto sócio, o diretor de planejamento Wagner Martins, que deixou a empresa em meio às negociações com o Publicis Groupe (veja aqui). No ano passado, a agência entrou na lista das 50 mais criativas do mundo do Advertising Age, sendo a única brasileira citada (leia mais aqui).
Saiba mais sobre a Espalhe assistindo a reportagem feita pela TV Meio & Mensagem em julho de 2012:
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024