Publicis Groupe usa IA para personalizar mensagens aos colaboradores

Buscar

Publicis Groupe usa IA para personalizar mensagens aos colaboradores

Buscar
Publicidade

Comunicação

Publicis Groupe usa IA para personalizar mensagens aos colaboradores

Versão artificial de Arthur Sadoun agradece conquistas de funcionários em mais de 100 mil vídeos personalizados


12 de janeiro de 2024 - 17h24

Nesta semana, o Publicis Groupe recorreu à inteligência artificial (IA) para criar 100 mil vídeos personalizados de agradecimento para seus funcionários.

Na mensagem para a CEO do Publicis Groupe no Brasil, Gabriela Onofre, a IA de Sadoun escreve o nome da executiva em sua caneca (Crédito: Divulgação)

Na mensagem para a CEO do Publicis Groupe no Brasil, Gabriela Onofre, IA de Sadoun escreve o nome da executiva em sua caneca (Crédito: Divulgação)

Cada vídeo apresentado pelo CEO Arthur Sadoun apresenta uma mensagem inicial padrão em que diz que seria impossível agradecer um a um pelo ano. Nesse momento, ele é interrompido por seu “gêmeo” de IA.

Ele toma o controle do vídeo, apresentando uma mensagem personalizada de acordo com os interesses e idiomas dos funcionários selecionados. O discurso é centrado em agradecer a contribuição dos colaboradores para os resultados do grupo em 2023.

Outros executivos da holding participam da mensagem aos colaboradores em suas versões IA, como a diretora de estratégia chefe do Publicis Grupe Carla Serrano; Dave Penski, CEO da Publicis Media nos EUA; Nigel Vaz, CEO da Publicis Sapient; e Agathe Bousquet, presidente do Publicis Groupe na França.

No vídeo destinado à Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe no Brasil, Sadoun fala português. Além disso, uma versão em IA de Maurice Lévy, presidente do conselho de supervisão do Publicis Groupe, aparece no vídeo realizando várias aventuras.

Bastidores da iniciativa do Publicis Groupe

A iniciativa envolveu nove ferramentas de IA e parceiros, incluindo Nvidia e OpenAI.

De acordo com Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe no Brasil, o uso da IA foi estratégico, tendo em vista mostrar, na prática como a tecnologia pode impulsionar o impacto das ações. Além disso, o vídeo não teve como target apenas parceiros internos. Outro objetivo foi “posicionar o Publicis Groupe como principal parceiro de negócios para marcas que queiram tomar decisões assertivas com base em dados e tecnologia”, explica a CEO.

O Publicis Groupe investe em IA há alguns anos. Em 2017, o grupo lançou a Marcel, sua plataforma de inteligência artificial própria.

Ao AdAge, Sadoun afirmou que, apesar das evoluções, a IA ainda é aplicada em experimentos. “O vídeo de IA é realmente instável. Então, quando decidimos fazer isso, estávamos bem cientes de que é uma tecnologia emergente e que isso era um experimento”, disse.

Apesar disso, houve ideias descartadas, como fazer com que os gêmeos de IA movessem e falassem ao mesmo tempo. A produção dos vídeos, originalmente planejada para o Natal, foi lançada em janeiro.

“O futuro da IA em nosso negócio é real e temos que estar à frente. Então, aqui está a nossa tentativa. Eu notei que havia muitos cartões de feriado de IA ou algo assim que muitas pessoas usaram a IA para imagens estáticas, e poderíamos ter feito algo assim, mas isso é muito fácil de fazer agora”, afirmou. “É preciso levar IA para o core dos negócios. A inovação precisa estar no centro do seu negócio, ou você vai falhar”, complementa Gabriela.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Agência CPB muda de nome e de líderes na América do Norte

    Agência CPB muda de nome e de líderes na América do Norte

    Rede de publicidade, que pertence a Stagwell, decidiu adotar a nomenclatura de Crispin e passa a ser liderada pela CEO Maggie Malek e pelo CCO, Steve Denekas

  • Agências independentes se unem para formar o Midst Group

    Agências independentes se unem para formar o Midst Group

    Verbo Creative Intelligence e Seven7th pretendem fechar o primeiro ano de operação com faturamento de R$ 30 milhões