Unilever sinaliza cortes nos fees
Mesmo com investimentos maiores em publicidade, agências não têm boas notícias. Entenda
Mesmo com investimentos maiores em publicidade, agências não têm boas notícias. Entenda
Meio & Mensagem
7 de fevereiro de 2013 - 9h20
A Unilever elevou seu investimento global em publicidade em cerca de 8% no último ano para US$ 8,6 bilhões, equiparando com o crescimento das vendas. A gigante dos bens de consumo se aproxima de sua rival Procter & Gamble, a empresa que mais investe em publicidade, com US$ 9,3 bilhões.
Além disso, o investimento da Unilever com anúncios digitais cresceu quase 40%, segundo declarou o diretor financeiro Jean-Marc Huet. Ele disse que a Unilever havia posto 2.000 executivos no treinamento digital e aberto laboratórios de mídia em todos os outros grupos regionais.
Porém, as agências de publicidade da Unilever podem não ter motivo para celebrar.
Huet afirmou que a empresa, como no ano passado, ainda quer reduzir a chamada mídia “non-working”, conhecida como a “parte dos investimentos em publicidade usados para fazer filmes, pagar agências e afins”. Em outras palavras: os fees de agências e produtoras. Ele declarou que a Unilever “ainda está um pouco distante dos níveis de referência” em tal compensação, “e desejamos melhorar”.
Huet e o CEO Paul Polman chegaram à conferência da Unilever usando trajes espaciais em homenagem à campanha de Axe que enviará 22 participantes ao espaço em 2012.
Polman também afirmou que será difícil manter o crescimento de dois dígitos que a Unilever teve em cuidados pessoais e cuidados com a casa no último ano, particularmente como rivais não nomeados, como a P&G, procuram recuperar o share. Mas ele espera que a economia norte-americana cresça 2%, observando “alguns sinais que os EUA estão se reerguendo lentamente, e devemos estar um pouco acima com nosso programa de inovação”.
Do Advertising Age.
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