VW tira comercial com gato preto do ar

Buscar
Publicidade

Comunicação

VW tira comercial com gato preto do ar

Campanha criada pela AlmapBBDO teve queixas registradas no Conar e até em sites de reclamação dos consumidores


5 de fevereiro de 2013 - 6h03

Um comercial que poderia ser considerado divertido por uns, foi retirado do ar nesta terça-feira, 5, pela Volkswagen. A peça foi alvo de inúmeras queixas no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e até mesmo em sites de reclamação de consumidores.

O filme, intitulado Superstição, e criado pela AlmapBBDO, divulga o modelo Gol 1.0 completo. No comercial, é possível ver o painel do veículo com diversos amuletos da sorte como, por exemplo, o pé de coelho.

Ao ver um gato preto, culturalmente visto como símbolo de azar, em cima do console do carro, o motorista utiliza o jato de água do limpador do para-brisa para espantar o bicho. Enquanto isso o locutor diz “não dá pra contar só com a sorte”.

A cena revoltou proprietários de animais e associações de proteção aos bichos, que consideraram a campanha um incentivo aos maus tratos.

A Volkswagen retirou o comercial do ar (estava sendo veiculado exclusivamente na TV) e publicou um esclarecimento oficial em sua página no Facebook, que foi o palco de manifestações nos últimos dias.

Leia o comunicado na íntegra abaixo:

A Volkswagen do Brasil esclarece que “o comercial de varejo denominado ‘Superstição’ será retirado do ar nesta quarta-feira (dia 06 de fevereiro) em respeito e atendimento às manifestações acerca do tema. Em nenhum momento, no comercial, a Volkswagen quis estimular/sugerir qualquer tipo de desrespeito aos animais. Pelo contrário. Os animais sempre serviram de inspiração para as nossas campanhas, por sua inteligência e exuberância, e geraram filmes marcantes como o do Cachorro-Peixe e da Ovelha-Nuvem ( ambos para a SpaceFox), dos Tigres (CrossFox) do elefante Korama (Amarok), do “’cachorro Pug falante” (Jetta) e dos cães Labradores (Gol)”. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf