Youpix cria site que mede maturidade em influencer marketing
Empresas respondem questionário na plataforma e recebem feedback sobre seu estágio na disciplina
Youpix cria site que mede maturidade em influencer marketing
BuscarYoupix cria site que mede maturidade em influencer marketing
BuscarEmpresas respondem questionário na plataforma e recebem feedback sobre seu estágio na disciplina
Renato Rogenski
25 de outubro de 2019 - 12h01
Em segmentos muito jovens, não apenas falta informação, literatura e cultura de cases em termos de volume, como fica até difícil para as empresas saber em qual nível estão na disciplina, muitas vezes por falta de referências. É o caso da área de influencer marketing. Por isso, e como um meio de promover os seus produtos e serviços, o Youpix criou uma “calculadora de maturidade de influência” chamada IMM: Influencer Marketing Maturity Score.
A plataforma, disponível gratuitamente na web, traz um questionário com sete perguntas relacionadas as percepções e iniciativas da empresa na relação com influenciadores. A partir das respostas, o sistema então faz a avaliação do estágio que as companhias se encontram neste aspecto. Segundo o próprio Youpix, a ferramentas também é estratégica para indicar quais serviços podem ser oferecidos pela consultoria para colocar a marca em um patamar adequado ao seu objetivo de negócio.
A partir das primeiras interações das empresas na plataforma, o Youpix criou um quadro com os principais insights gerados até o momento. Segundo a consultoria, 170 companhias já utilizaram a “calculadora de maturidade”.
Métricas
Como base para avaliar a performance de uma ação, 47% das empresas usam como métrica apenas dados públicos disponibilizados nos posts dos influenciadores pelas plataformas, além de métricas genéricas de alcance ou engajamento.
Planejamento com KPI´s
Apenas 5% das marcas planeja ações de marketing de influência a partir de métricas e KPI’s que contribuem para os objetivos de negócios da empresa, fazendo muitas vezes um trabalho que fica restrito aos aspectos táticos e pontuais.
Realização de mapeamento
No total, 20% das empresas ainda escolhem influenciadores apenas porque em algum momento eles já entraram em contato com a empresa ou por já terem ouvido falar sobre esses profissionais. Neste caso, não são devidamente avaliados os pontos de sinergia entre as marcas e influencers.
Avaliação & retroalimentação
Quase a metade das empresas (42%) faz apenas avaliações isoladas por cada post dos influenciadores, ao invés de entender aspectos de alcance e engajamento da campanha, de um modo geral. Além disso, apenas 21% das empresas comparam os resultados obtidos no ambiente digital com dados gerados por outras formas de marketing e comunicação on e offline, buscando correlações e gerando modelos estatísticos e preditivos.
Tática & execução
Apenas 26% das empresas atua com influenciadores como parceiros, cocriando campanhas com eles e investindo em relacionamento de longo prazo, com mais significado e perenidade.
Imagem de topo: Photo by Maddi Bazzocco/ Unsplash
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024