Assinar

Programa de Troca do Original do BR

Buscar
Publicidade

Programa de Troca do Original do BR


5 de novembro de 2019 - 6h13

Prêmio: Shortlist
Categoria: Promoções
Case: Programa de Troca do Original do BR
Anunciante: AmBev
Agência: Almap BBDO

O primeiro refrigerante do Brasil, feito a partir de uma fruta da floresta Amazônica, Guaraná Antarctica tem um sabor original e único amado pelo povo brasileiro.

No entanto, nos últimos anos, Guaraná Antarctica, uma marca que sempre teve uma comunicação ousada e marcante, perdeu relevância e se estagnou, passando a se relacionar com os brasileiros como um refrigerante qualquer.

Para piorar, outras marcas começaram a lançar suas versões do sabor Guaraná e o brasileiro que pedia com a intimidade de sempre um Guaraná, ao invés de receber o original – o Guaraná Antarctica – passou a receber um genérico.

Guaraná Antarctica estava ameaçado a ser mais um sabor em vez de ser o “Guaraná”.

O desafio era resgatar a atitude ousada da marca, reforçar Guaraná Antarctica como o original do Brasil e principalmente fazer a comunicação da marca voltar ter um papel ativo junto aos consumidores.

Decidimos reforçar a posição de liderança da marca e criamos o Programa de Troca Guaraná Antarctica: Pediu um guaraná, mas ao invés do Guaraná Antarctica recebeu um fake? Troque pelo original.

Assim, todas as pessoas que pedissem um Guaraná, mas recebessem outro produto que não fosse o Guaraná Antarctica pudessem trocar o “genérico” pelo o Original. Afinal, Guaraná de verdade, só Guaraná Antarctica. O Original do Brasil.

Aquecemos as redes sociais com o EXPECTATIVA x REALIDADE e, com o assunto em pauta nas redes sociais, apresentamos o Programa de Troca Guaraná Antarctica para o público, através de um vídeo que explicava a mecânica.

O programa de troca além de trazer Guaraná Antarctica de volta ao assunto, permitiu que qualquer pessoa que recebesse um guaraná qualquer, trocar pelo verdadeiro Guaraná Antarctica, reforçando o sabor único e original da marca e sua posição de líder.

Mais do que proteger seu território e reforçar o Guaraná Antarctica como sendo o original, a ação significou uma retomada da postura que fez Guaraná Antarctica mais do que um sabor de refrigerante, voltar a ser um ícone de Brasil.

Agência: Almap BBDO
Anunciante: AmBev
Responsável pela peça (Agência): Sergio Katz, Vice president
Responsável pela aprovação (Anunciante): Daniel Silber, Marketing Manager
Vice president: Sergio Katz, Almap BBDO
Planning Director,Planner: Beatriz Scheuer,Yuri Abduch, Almap BBDO,Almap BBDO
Creative Director: Keka Morelle, Almap BBDO
Creative Director: Marcelo Nogueira, Almap BBDO
Art Director: Andrea Souza, Almap BBDO
Scriptwriter: Gabriel França, Almap BBDO
Account Director,Media Manager: Maysa Oliveira,Heloisa Lima, Almap BBDO,Almap BBDO
Account Supervisor: Fernanda Sepulbeda, Almap BBDO

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Leon Abravanel, líder de conteúdo, deixa o SBT após 45 anos

    Leon Abravanel, líder de conteúdo, deixa o SBT após 45 anos

    Emissora passa a ter Rinaldi Faria como superintendente interino de criação e produção de conteúdo

  • Gut Amsterdã defende autoria de case vencedor de Leão de Ouro

    Gut Amsterdã defende autoria de case vencedor de Leão de Ouro

    Profissionais de publicidade da Holanda dizem que outras agências seriam responsáveis pelo case para a marca de cerveja Hertog Jan, premiado na categoria Creative Effectiveness