Prêmio: Shortlist Categoria: PromoçõesCase: Programa de Troca do Original do BRAnunciante: AmBevAgência: Almap BBDO
O primeiro refrigerante do Brasil, feito a partir de uma fruta da floresta Amazônica, Guaraná Antarctica tem um sabor original e único amado pelo povo brasileiro.
No entanto, nos últimos anos, Guaraná Antarctica, uma marca que sempre teve uma comunicação ousada e marcante, perdeu relevância e se estagnou, passando a se relacionar com os brasileiros como um refrigerante qualquer.
Para piorar, outras marcas começaram a lançar suas versões do sabor Guaraná e o brasileiro que pedia com a intimidade de sempre um Guaraná, ao invés de receber o original – o Guaraná Antarctica – passou a receber um genérico.
Guaraná Antarctica estava ameaçado a ser mais um sabor em vez de ser o “Guaraná”.
O desafio era resgatar a atitude ousada da marca, reforçar Guaraná Antarctica como o original do Brasil e principalmente fazer a comunicação da marca voltar ter um papel ativo junto aos consumidores.
Decidimos reforçar a posição de liderança da marca e criamos o Programa de Troca Guaraná Antarctica: Pediu um guaraná, mas ao invés do Guaraná Antarctica recebeu um fake? Troque pelo original.
Assim, todas as pessoas que pedissem um Guaraná, mas recebessem outro produto que não fosse o Guaraná Antarctica pudessem trocar o “genérico” pelo o Original. Afinal, Guaraná de verdade, só Guaraná Antarctica. O Original do Brasil.
Aquecemos as redes sociais com o EXPECTATIVA x REALIDADE e, com o assunto em pauta nas redes sociais, apresentamos o Programa de Troca Guaraná Antarctica para o público, através de um vídeo que explicava a mecânica.
O programa de troca além de trazer Guaraná Antarctica de volta ao assunto, permitiu que qualquer pessoa que recebesse um guaraná qualquer, trocar pelo verdadeiro Guaraná Antarctica, reforçando o sabor único e original da marca e sua posição de líder.
Mais do que proteger seu território e reforçar o Guaraná Antarctica como sendo o original, a ação significou uma retomada da postura que fez Guaraná Antarctica mais do que um sabor de refrigerante, voltar a ser um ícone de Brasil.
Agência: Almap BBDOAnunciante: AmBev Responsável pela peça (Agência): Sergio Katz, Vice president
Responsável pela aprovação (Anunciante): Daniel Silber, Marketing Manager
Vice president: Sergio Katz, Almap BBDO
Planning Director,Planner: Beatriz Scheuer,Yuri Abduch, Almap BBDO,Almap BBDO
Creative Director: Keka Morelle, Almap BBDO
Creative Director: Marcelo Nogueira, Almap BBDO
Art Director: Andrea Souza, Almap BBDO
Scriptwriter: Gabriel França, Almap BBDO
Account Director,Media Manager: Maysa Oliveira,Heloisa Lima, Almap BBDO,Almap BBDO
Account Supervisor: Fernanda Sepulbeda, Almap BBDO
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