VW lança Novo Fusca e quer se modernizar

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Comunicação

VW lança Novo Fusca e quer se modernizar

Montadora investirá até R$ 20 milhões em campanha da AlmapBBDO que atualiza aura de ícone da cultura popular para o Brasil de 2013


18 de fevereiro de 2013 - 1h42

Estreiam na segunda-feira 25 os comerciais da campanha de lançamento do Novo Fusca criada pela AlmapBBDO para a Volkswagen. Com investimentos entre R$ 15 e R$ 20 milhões, a comunicação deve se estender ao longo de 2013 e, além de estimular as vendas do modelo, tem objetivo de repaginar a marca – em março a montadora alemã comemora 60 anos no País. “O carro será o embaixador da nova fase da Volkswagen no Brasil”, resume Luiz Sanches, diretor geral de criação da Almap.

Os dois comerciais de estreia apresentam uma São Paulo dos anos 1970 graças a um primoroso trabalho de pós-produção da Paranoid. Destoam da paisagem, apenas, o novo Fusca e o apresentador Cazé Peçanha. A situação dá margem para inúmeras tiradas entre a turma hippie dos anos 1970 e os visitantes do futuro. Num dos momentos mais divertidos do comercial “Brasil 70”, Cazé diz que o carro possui tecnologia LED e um homem responde: “Curto muito Led”, em referência à banda Led Zeppelin. O outro comercial, “Céticos”, mostra brasileiros daquele tempo desacreditados de que, em 2013, “o Brasil é um país rico”. Assista abaixo.

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Dois teasers lançados em novembro já davam pistas sobre esta linha criativa, trazendo Chacrinha e o craque Rivellino comentando o novo modelo – em dublagens feitas para dar ar divertido à situação. O jogador de futebol reaparecerá num dos comerciais, mas Chacrinha foi trocado por Mussum. Nos dois casos, cenas filmadas nos anos 1970 foram recortadas e coladas dentro dos comerciais atuais. A campanha terá peças de mídia impressa, internet e dispositivos móveis.

Um dos anúncios em papel traz uma releitura divertida de “País tropical”, música de Jorge Ben Jor que tem o carro citado na letra. A estrofe em que o compositor afirma ter “um fusca e um violão” é alterada e o modelo, então, tem todos os seus itens descritos – numa forma descontraída de reforçar a tecnologia embutida. “O Fusca evoluiu tanto quanto o Brasil neste período”, resume Cintia Gonçalves, diretora de planejamento da agência.

Com meta de vender 3 mil unidades neste ano (desde a avant-première, em setembro de 2012, já foram comercializados 1,2 mil), a VW quer aproveitar a campanha – e os diferenciais do Novo Fusca – para atrair consumidores entre 25 e 39 anos interessados em design e tecnologia, além de aproveitar para seduzir os futuros compradores: jovens de 15 a 17 anos que, ainda sem poder dirigir, já anseiam ter seu próprio veículo. “É uma forma de voltar a falar com o consumidor mais antenado e exigente”, resume Artur Martins, gerente de marketing da montadora. 

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