Personalidade, força e amor: os motes das campanhas das mães

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Personalidade, força e amor: os motes das campanhas das mães

M&M reúne algumas das campanhas feitas para a data por diversos anunciantes


12 de maio de 2017 - 8h20

Uma das datas comemorativas mais importantes do calendário, o Dia das Mães também costuma ser um período frutífero para o lançamento de grande quantidade de campanhas publicitárias. Neste ano, além do tom emocional que sempre marca a relação de mães e filhos, as agências também tentaram mostrar diferentes tipos de mães. Exemplos aos filhos, mulheres mais empoderadas, blogueiras, usuárias de diversas tecnologias e ícones de moda e beleza estão representadas em algumas das campanhas feitas para a data. A reportagem de Meio & Mensagem reuniu algumas das campanhas criadas para a data. Confira:

Com o objetivo de valorizar a diversidade e a forte conexão entre mãe e filho, a Johnson’s resgatou a tradicional figura do Bebê Johnson, sucesso de publicidade da marca por muitos anos, na nova campanha em homenagem a data. Com a assinatura “Para nós e para todas as mães, todo bebê é um bebê Johnson’s”, o filme, assinado pela DM9DDB, aborda a inclusão e amor maternal ao revelar as descobertas do universo de um bebê com Síndrome de Down. O comercial já está sendo veiculado na web e também na TV, com inserções no horário nobre da TV Globo – intervalo da novela das 21 horas, Jornal Nacional e Fantástico. Publicado no YouTube há quatro dias, o comercial já soma mais de 3,8 milhões de visualizações.


Mães jovens, grávidas e vítimas de conflitos armados foram lembradas neste ano. Segundo a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), a proporção de mulheres refugiadas chegou a 49% do total nos últimos anos. Muitas delas se encontram sem dinheiro, alimento e ajuda médica para amparar seus filhos. Por isso, a ONU aproveita o Dia das Mães para lançar uma campanha de arrecadação de fundos para ajudá-las com o acesso aos serviços básicos para garantir sua saúde e a do filho. Para doar, clique aqui.

 

 

Em uma campanha da agência J. Walter Thompson Brasil e dirigida pelas cineastas do coletivo We Are Magnólias, da produtora Hungry Man, a Avon estreou seu filme para o Dia das Mães – neste ano, promovendo o perfume Luminata. O vídeo de 30 segundos é regido por uma música e muita luz, que busca mostrar o brilho compartilhado entre as gerações de mães e filhos por meio da nova fragrância.

 

 

Dar tudo de você para sua mãe é a proposta da Natura para esse Dia das Mães. Em campanha criada pela agência Africa, a empresa de cosméticos mostra as mães e suas qualidades principais que ecoam na vida dos filhos. O intuito é ressignificar a prática de presentear alguém – que acaba se tornando um gesto mecânico por conta da correria cotidiana. A Natura, então, propõe a fragrância Ekos Flor de Luar como uma alternativa.  A campanha de 30 segundos é estrelada pela apresentadora, modelo e empresária Caroline Ribeiro e sua mãe, e estará, também, nos mobiliários urbanos e ações de merchandising.

 

Exaltar a dedicação integral e o extremo cuidado da mãe com os filhos é algo corriqueiro em campanhas. A Ypê, no entanto, decidiu inverter esses papeis e mostrar a situação de filhos que já assumiram o papel de cuidar de suas mães idosas. Assinada pela Neogama, a campanha exibe relatos de três pessoas a respeito de suas mães que, além de se emocionarem, recebem uma surpresa.

 

A rede carioca Supermercado Mundial fez uma campanha em conjunto a 3A Worldwide para homenagear a família tradicional carioca, representada pela nutricionista Andréa Santa Rosa e seu marido, o ator Márcio Garcia. Os filmes de 15 segundos cada tem o objetivo de mostrar a forte relação que o supermercado tem com as famílias do Rio de Janeiro.

 

 

Adaptando o seu sucesso “Sou Eu”, Ludmilla é a porta-voz da Riachuelo para transmitir o empoderamento feminino às mães na campanha do Dia das Mães da marca. Assinada pela Bigman e 3yz, o clipe musical tem como refrão “Ela é o que quiser, ela faz o que quer, ela veste o que quer, é feliz como é” e circulará nas plataformas digitais da loja, na mídia impressa, TV e rádio.

 

 

Estimular as pessoas a declararem seu amor às mães é o objetivo da campanha de O Boticário. Assinada pela AlmapBBDO, o comercial “Telepatia” mostra como as declarações de amor de uma filha à sua mãe vão se tornando raras conforme a garota vai crescendo. A mãe, no entanto, começa enxergar essas demonstrações de amor de outras maneiras.

A campanha da Melissa busca desconstruir o conceito de mãe com entrevistas com mulheres que podem ser definidas por muitos substantivos – sendo ‘mãe’ apenas um deles. A ação busca, também, promover a nova linha FLYGRL, inspirada no empoderamento feminino. O filme de um minuto e 45 segundos conta com cinco mães descrevendo sua experiência com a função.

 

 

Na sua campanha para o Dia das Mães, o Mercado Livre traz elementos muito comuns a internet hoje, como o blogueiro. O filme mostra como a mãe de um garoto se torna uma personalidade famosa online ao fazer vídeos ao vivo do computador que o filho comprou no Mercado Livre para ela. No canal da marca, o consumidor pode ver três vídeos da “mãe blogueira” fazendo unboxing de uma caixa de som bluetooth, um batom e um ferro de passar roupa. A campanha é da agência REF+T e estará na mídia digital e out-of-home, nas redes sociais da marca e da TV fechada.

 

 

Existe uma maneira certa ou errada de ser mãe? A C&A e a CuboCC tentaram derrubar estereótipos na campanha feita pela rede de varejo para comemorar a data. No comercial, embalado pela canção “Certo ou Errado’, apresenta diferentes mulheres experimento novas roupas, conceitos e estilos. A ideia é mostrar que cada mãe pode – e deve – encontrar novos meios de expressão de sua personalidade.

 

Com duração de 30 segundos cada, a campanha da Imaginarium para o Dia das Mães inclui cinco vídeos com depoimentos de mães de diferentes tipos. É a primeira campanha da marca que será veiculada em canais de TV por assinatura, como o GNT. A intenção dos filmes, além de presentear as mães com os produtos da Imaginarium para a data, é mostrar que o amor supera tudo.

 

 

A marca de temperos Sazón convidou os consumidores a enviarem vídeos para contar o que tem tem amor de mãe. Os melhores depoimentos serão publicados nas redes sociais da marca. Na campanha “#TemAmorDeMãe”, o filme feito pela agência Cappuccino e produzido pela Farol Filmes, mostra as qualidades das mães, desde a comida até os cuidados.

 

 

Sabrina Sato e sua mãe, Dona Kika, são as caras da marca de roupas Luigi Bertolli para a coleção do Dia das Mães. No filme de um minuto da campanha “#sejamaisdeverdade”, a humorista enumera o que aprendeu com sua mãe, intercalada por fotos das duas trajando as roupas da marca.

 

A Gol Linhas Aéreas, neste Dia das Mães, prepara campanha para clientes que não tinham adquirido o presente para a data. No vídeo, aquele que seguisse a sinalização “Siga por aqui se você ainda não comprou seu presente de Dia das Mães” e aceitasse abrir mão de embarcar no voo, teria a chance de realizarem uma surpresa para sua mãe.

Em campanha nacional, intitulada “Seu leite pode salvar vidas”, a Baby Dove levanta a importância de doar leite materno aos bebês prematuros, no Brasil. A fim de estimular o ato, a marca fechou parceria com o banco de leite do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, e realizou a doação de 50 ordenhadeiras para a maternidade. A campanha, que tem por trás a agência In Press Porter Novelli, conta com portal online, responsável por unir informações científicas, dados e indicações sobre o tema; filme sobre a história de três mães reais que tiveram seus bebês prematuros, divulgado no YouTube e Facebook de Baby Dove; e o Uber como facilitador de transporte até os 13 bancos de leite, em São Paulo – que, por meio do código promocional DOELEITEMATERNO, oferece R$ 15 de desconto na ida e na volta.

 

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