Otimismo das agências com negócios cai no Brasil

Buscar

Otimismo das agências com negócios cai no Brasil

Buscar
Publicidade

Comunicação

Otimismo das agências com negócios cai no Brasil

Entre dirigentes de agências, 52% esperam um cenário positivo no segundo semestre; na edição de abril, eram 59%


16 de julho de 2019 - 9h03

(Crédito: Fotolia)

As dificuldades do cenário macroeconômico do Brasil estão fazendo os líderes das agências revisaram suas expectativas em relação à tão esperada retomada dos negócios. A mais recente edição da Pesquisa Van Pro, da Federação Nacional das Agências de Publicidade (Fenapro), que a cada trimestre avalia o clima de otimismo das agências no período, mostra que parte das agências esperava um cenário melhor nos meses de abril, maio e junho daquele que a realidade acabou trazendo.

Na edição anterior da pesquisa, divulgada em abril pela Fenapro, 59% dos respondentes esperavam que o segundo trimestre do ano fosse melhor do que o primeiro. Agora, passado o período, apenas 49,1% acreditam que os meses de abril, maio e junho foram, de fato, melhores do que os três meses anteriores.

Ao final do primeiro trimestre de 2019, quando projetava os resultados desse período do ano, a Fenapro declarou que apenas 17% dos dirigentes de agências esperavam um cenário pior. Agora, questionados sobre o segundo trimestre, a quantidade dos que avaliam que o quadro piorou cresceu e alcançou 25,5%. O mesmo percentual (25,4%) julga que os negócios se mantiveram exatamente iguais ao primeiro trimestre do ano, sem qualquer melhora ou piora. A pesquisa da Fenapro é realizada com base em um levantamento feito com 194 agências de todo o Brasil.

“Assim como os demais setores da economia, as agências de propaganda ainda esperam movimentações macroeconômicas mais contundentes e mais efetivas para a melhora de mercado. A pesquisa ainda não reflete o resultado da votação da Reforma da Previdência, mas prevemos que o humor deverá mudar mesmo quando acontecerem as medidas que destravarão a economia.”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro, em comunicado.

Mais cautela
A pesquisa da Fenapro também avaliou as expectativas das agências em relação ao terceiro trimestre do ano. Apesar das dificuldades econômicas, a maioria (52%) ainda acredita que o volume de negócios irá aumentar nos meses de julho, agosto e setembro. Uma parcela significativa (30% dos pesquisados) acredita que o ritmo dos negócios na publicidade permanecerá igual ao do segundo trimestre. Apenas 17% acreditam que os meses seguintes serão inferiores, em termos de desempenho, ao primeiro semestre do ano.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP promove fusão entre AKQA e Grey em cinco países

    WPP promove fusão entre AKQA e Grey em cinco países

    Austrália, Bélgica, China, Emirados Árabes e Itália serão os mercados em que as operações das duas redes irão se unir

  • Marcas incluem restrições de IA aos contratos com agências

    Marcas incluem restrições de IA aos contratos com agências

    Com maior uso da IA, anunciantes estão impondo restrições a agências parceiras; especialistas comentam o movimento