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Para driblar crise, marcas apoiam negócios locais

Ação de redes como Outback Steakhouse e Editora Globo buscam minimizar os efeitos da quarentena para pequenos empreendedores


1 de abril de 2020 - 14h00

Outback vai doar 7,6 mil ovos para pequenos mercados (Crédito: Divulgação)

Com o fechamento do comércio não essencial para conter a disseminação do novo coronavírus, empresas estão lançando campanhas para ajudar os negócios locais. No início da semana passada, a agência Brunch, especializada em marketing de influência, uniu nomes como Nath Finanças, Marimoon, Blogueira de Baixa Renda e Dora Figueiredo para ajudar pequenos produtores a vender as mercadorias que seriam expostas na Feira Sabor Nacional, cancelada em razão do avanço da Covid-19.

Na ação, as influenciadoras usaram seu potencial de engajamento nas redes sociais para ajudar as marcas a venderem os produtos encalhados. Apesar de a ação ter como foco diminuir o impacto do cancelamento da feira, a agência não descarta a possibilidade de continuar mobilizando os influenciadores para ajudar negócios locais.

A rede de restaurantes Outback Steakhouse aproveitou a proximidade com a Páscoa e vai doar 7,6 mil ovos Outback Duo Thunder para serem vendidos exclusivamente por pequenos mercados. A expectativa da marca é beneficiar cerca de 200 estabelecimentos. Para participar, os comerciantes deverão entrar em contato com pelo endereço de email conteconosco@outback.com.br ou no telefone (11) 94539-6057, solicitando o cadastro na campanha. Os interessados também precisarão apresentar documentos que comprovem o desenvolvimento da atividade de comércio varejista de mercadorias.

Segundo Renata Lamarco, diretora de marketing do Outback Steakhouse Brasil, a ação vai além da venda dos ovos. “Nosso objetivo é oferecer um incentivo para que as pessoas visitem esses mercados e, além do ovo de chocolate, aproveitem para comprar outros itens de necessidade para que, assim, esses comerciantes consigam atravessar esse momento delicado da melhor forma possível”, afirma a executiva.

Além do apoio aos pequenos empreendedores, a marca vai distribuir seis mil ovos para profissionais de saúde no Hospital Municipal Moysés Deutsch (M’Boi Mirim), Hospital Municipal da Vila Santa Catarina e BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, como forma de agradecimento ao serviços prestados à população. Somadas, as doações representam 75% da produção da rede em ovos de páscoa. A ação foi criada em parceria com a agência Santa Clara.

Já a Stella Artois está focada em ajudar os pequenos negócios de alimentação durante a pandemia. Lançado na última semana, o site “Apoie Um Restaurante” permite que clientes comprem vouchers de R$ 100 em estabelecimentos pagando apenas R$ 50. A Stella é a responsável por pagar a diferença, repassando o valor integral para os microempreendedores.

A ideia é que os consumidores possam usufruir do benefício quando o isolamento terminar e os donos dos restaurantes tenham receita para manter seu negócio vivo. Ao todo, a empresa disponibilizou 40 mil vouchers de restaurantes em todo o Brasil. Desde o lançamento, 22 mil já foram vendidos, em 2,5 mil estabelecimentos cadastrados.

Doando conteúdo

A Editora Globo também entrou na causa com a campanha “Apoie o negócio local”. Os jornais O Globo, Extra e Valor e as revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios vão produzir conteúdo voltado para estimular pessoas e grandes empresas a se mobilizaram pelos pequenos negócios. A ideia é reforçar a mensagem de apoio aos empreendimentos locais e digitais e multiplicar esse pensamento para os diversos públicos dos veículos.

Editora globo mobilizou jornais e revistas voltados para negócios (Crédito: Divulgação)

“A ação foi desenvolvida de forma conjunta entre as redações e a área de negócios, visando encontrar o equilíbrio entre a melhor entrega de conteúdo para a sociedade e a visibilidade para as marcas que se engajem com a causa”, explica Ricardo Rodrigues, diretor nacional de negócios da Editora Globo.

Além de inspirar outras empresas, o projeto também pretende levar conteúdo relevante para os empreendedores para somar com conhecimento, formação ou inspiração nesse momento.

Mobilização interna

Mais do que o apoio das empresas, os pequenos empreendedores estão contando com a mobilização de seus clientes e da comunidade para tentar driblar os efeitos do isolamento social. Os sócios Bruno Bocchese, André Godoi e André Bandim, dos bares Fel, Cama de Gato e Mandíbula criaram a ação #supportyourlocalbar. A iniciativa pretende criar uma rede de apoio entre os consumidores e marcas para ajudar os bares locais e recompensá-los quando a situação se normalizar.

Além de financiamentos coletivos, que já estão gerando bons resultados para os bares, o grupo pretende promover pequenos shows fechados com transmissão nos canais do Mandíbula e de parceiros. A receita para viabilizar o projeto viria em forma de patrocínio das marcas e da contribuição do público. As alternativas são uma maneira de sustentar o negócio, enquanto os bares não podem funcionar.

“A expectativa é sobreviver à tempestade, conseguir manter nossos funcionários e seus salários (nossa maior prioridade) e, quando tudo isso passar, estreitar laços com quem esteve com a gente nos momentos mais difíceis”, explica Bruno. Ele também analisa o papel que as grandes podem ter nesse momento para apoiar as iniciativas locais. “As marcas podem ajudar apoiando as ações, financeiramente e com produtos, e também antecipando verbas de contratos de exclusividade, que são comuns no setor. Isso daria o fôlego que a grande maioria dos bares precisa para superar a crise”, afirma o empresário.

*Crédito da foto no topo: AJ Watt/ iStock

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