Johnnie Walker envia mensagem para o Brasil

Buscar

Johnnie Walker envia mensagem para o Brasil

Buscar
Publicidade

Comunicação

Johnnie Walker envia mensagem para o Brasil

Campanha criada pela Neogama/BBH é a primeira focada em apenas um país


7 de outubro de 2011 - 4h00

A marca de whisky escocês Johnnie Walker, da Diageo, decidiu utilizar o seu slogan “Keep Walking” para passar uma mensagem emblemática para o Brasil, com o objetivo de ressaltar a importância do País para a marca. O resultado poderá ser visto na campanha que estreia esta semana, criada pela Neogama/BBH. A situação é inédita, pois a marca nunca havia desenvolvido uma campanha específica para apenas uma nação.

De acordo com Alexandre Gama, diretor geral de criação da agência e criador da ideia, o desafio foi lançado há um ano e meio, quando uma equipe internacional da Diageo se reuniu com a cúpula da Neogama, em São Paulo. Os executivos mostraram a intenção de ter uma ação focada apenas no Brasil. "Eles estavam otimistas com o nosso país e gostariam de fazer algo que mostrasse a importância do Brasil para a Diageo e para o mundo", disse o executivo. Desde então, a agência vem trabalhando em um conceito que explorasse a figura do “gigante”, que já foi representado anteriormente em outras ações de Johnnie Walker. As cenas do filme sem locução, com trilha sonora instrumental, mostra o morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, sendo "acordado". Ele se levanta e, já em pé, segue em direção ao mar. O gigante desperta curiosidade e patriotismo nas pessoas que acompanham o seu processo de mutação. Ao final do comercial, a mensagem: "O gigante não está mais adormecido. Keep Walking, Brazil". A inclusão do nome do País ao final do slogan também é um fato inédito na comunicação da marca. "O objetivo é mostrar que Johnnie Walker está mandando um recado direto para o País e acredita que ele deve continuar seguindo em frente", revela Gama. 

Apesar da criação brasileira, a produção e finalização do filme ficaram por contas das produtoras estrangeiras Zohar Cinema e Gorgeous. A direção de cena é de Peter Thwaites, que já dirigiu para clientes como Honda e Guiness. Gama explica que a escolha de serviços especializados fora do País se deu por conta da necessidade de não perder a estética dos comerciais globais da marca. "Apesar de ser uma campanha brasileira, é um produto escocês. Não queremos abrasileirar o produto", esxplicou. Para o lançamento do filme, a marca preparou uma estreia para os fãs da marca no Facebook. No fim de semana, a capa do jornal Folha de São Paulo será modificadase receberá o anúncio impresso da campanha, que mostra o gigante acordando. Além disso, peças com o manifesto da marca também estarão em veículos impressos.

Segundo Leandro Medeiros, diretor de marketing para o portfolio scotch da Diageo, o filme não fica devendo em nada a nenhuma produção realizada anteriormente pela marca. Para o executivo, este é um momento especial para Johnnie Walker, assim como é uma novidade para o Brasil. “É uma ação emblemática ao mostrar como a marca tem boas expectativas para o País”, sugere. Atualmente, o Brasil é o maior mercado consumidor do whisky Red Label Johnnie Walker no mundo – e o segundo no globo, incluindo todas os produtos da marca, com crescimento de 30% em relação ao último ano fiscal. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Pfizer transfere funções criativas do IPG para o Publicis Groupe

    Pfizer transfere funções criativas do IPG para o Publicis Groupe

    A mudança de agências ocorre apenas dez meses depois que o IPG foi premiado com o negócio criativo da farmacêutica

  • WPP promove fusão entre AKQA e Grey em cinco países

    WPP promove fusão entre AKQA e Grey em cinco países

    Austrália, Bélgica, China, Emirados Árabes e Itália serão os mercados em que as operações das duas redes irão se unir