3G orquestra fusão entre Heinz e Kraft

Buscar

3G orquestra fusão entre Heinz e Kraft

Buscar
Publicidade

Marketing

3G orquestra fusão entre Heinz e Kraft

Negócio criará a terceira maior empresa do setor de alimentos e bebidas da América do Norte


25 de abril de 2015 - 12h17

(*) Por E.J. Schultz, do Advertising Age

Ketchup, macarrão e queijo se tornarão companheiros de portfólio com a fusão anunciada nesta quarta-feira, 25, entre a Kraft Foods Group e a H.J. Heinz. O negócio criará a terceira maior empresa de alimentos e bebidas da América do Norte e a quinta do mundo.

As negociações para criar a Kraft Heinz Company foram orquestradas pelos fundos 3G Capital, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, e Berkshire Hathaway, de Warren Buffett.

O movimento acontece anos depois do 3G, conhecido pela agressiva gestão com cortes de custo, ter adquirido a Heinz com ajuda financeira da empresa de Buffett. A nova companhia terá sede em Pittsburgh e Chicago, receita de cerca de US$ 28 bilhões e oito marcas de um bilhão de dólares. Bernardo Hees, CEO da Heinz, será o CEO da Kraft Heinz Company.

A lista de marcas da Heinz inclui o ketchup homônimo e a Ore-Ida (produtos de batata) e a da Kraft Oscar Mayer, Philadelphia, Jell-O, Kool-Aid, Lunchables, Maxwell House e Velveeta.

O comunicado sobre a fusão destaca que o negócio tem “potencial de sinergia significativo” e inclui uma “economia de US$ 1,5 bilhão em custos anuais até 2017”. As sinergias virão “do ganho de escala da nova organização, do compartilhamento de melhores práticas e da redução de custos”. As reduções “resultarão no incremento dos investimentos em marketing e inovação”, complementa o texto.

A nova companhia buscará expansão global combinando marcas da Kraft com a plataforma internacional da Heinz. “Ao combinar essas duas companhias icônicas estamos criando uma plataforma poderosa de crescimento nos Estados Unidos e no mundo”, disse Alex Behring, chairman da Heinz e sócio-gerente do 3G Capital.

“Estou muito contente por ter um papel na fusão dessas duas empresas vencedoras e suas marcas icônicas. Este é o meu tipo de transação, que une duas organizações de classe mundial e entrega de valor para o acionista”, afirmou Buffett.

O anúncio da fusão ocorre após um choque na gestão da Kraft ocorrida no mês passado e que incluiu a saída da CMO Deanie Elsner, orquestrada pelo novo CEO John Cahill. Cahill será vice chairman da nova companhia. Antes de deixar a companhia, Deanie participou da reformulação do time de agências da Kraft, que agora conta com Leo Burnett, McGarryBowen, Taxi e CP&B.

Tradução: Fernando Murad

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas