Estética feminina sob a ótica da geração Z

Buscar

Estética feminina sob a ótica da geração Z

Buscar
Publicidade

Marketing

Estética feminina sob a ótica da geração Z

Estudo revela o que as jovens brasileiras pensam sobre a beleza


6 de janeiro de 2017 - 8h00

GeracaoZ_Menina_Fotolia_575

Tomar decisões respeitando acima de tudo os próprios gostos é o que mais vale para as meninas da geração Z, no que diz respeito aos procedimentos de beleza (Crédito: fotolia.com/andreaxt)

O Instituto QualiBest acaba de divulgar os resultados de um estudo que interessa particularmente a marcas e agências que lidem com o universo dos produtos e serviços de beleza. A pesquisa, conduzida com 1.327 participantes das classes A, B e C, de todas as regiões do País, envolveu 692 jovens entre 13 e 20 anos de idade e 635 mulheres da geração X, nascidas a partir de 1970. Mas o objetivo da participação destas últimas era justamente fazer o contraponto, para analisar as diferenças entre o que elas e a nova geração de brasileiras pensam sobre a beleza e a estética feminina.

Entre as conclusões do estudo, está o fato de que as também chamadas “nativas digitais” entendem que há diferentes padrões do que seja belo e feio, para elas, é o que pode vir do olhar do outro, como preconceito e insultos. Elas também não gostam de seguir padrões, preferem mudar roupas, estilo e cabelos e neste último caso, em particular, curtem experimentações para não enjoar de si mesmas: 49% adoram mechas e cabelos coloridos, 36% deixariam loiro; 25% delas já pintam os cabelos, na maioria dos casos (78%) para mudar e inovar o visual e, em menor proporção (22%) para radicalizar e romper padrões.

As também chamadas “nativas digitais” entendem que há diferentes padrões do que seja belo e feio

Também não querem se sentir presas a bandeiras: 91% acham que cada um deve arrumar o cabelo como se sentir bem, 8% acham que as mulheres de cabelo crespo devem assumi-lo porque é lindo e para 1% alisar o cabelo é importante para a mulher ser mais bem aceita na sociedade. Resumo: liberdade acima de tudo.

Enquanto 70% das mulheres da geração X ficariam tristes se alguém as achasse feias ou acima do peso, 53% da geração Z se sentiriam ofendidas. Outro fato que comprova a maior dependência das mulheres mais velhas à indústria da beleza é o fato de elas dedicarem mais dinheiro a esse tipo de cuidado (veja quadro abaixo). Apesar disso, não é pequeno o valor dedicado ao assunto pela geração Z, que começa a fazer experimentações bem mais cedo: 67% das entrevistadas fazem design de sobrancelha, tendo começado a fazer este procedimento aos 14 anos em média. Na geração X, a média foi aos 23 anos.

Elas também não gostam de seguir padrões, preferem mudar roupas, estilo e cabelos

O comportamento mais precoce da geração Z também se repete para outros tipos de cuidado, como manicure, depilação e outros tratamentos para os cabelos – 28% das jovens da geração Z fazem escova progressiva e começaram, em média, aos 13 anos de idade, já na geração X, isso ocorreu aos 21 anos. Entre as que fazem progressiva, 46% declararam ter aderido ao procedimento por achar que combina com elas, contra 29% da geração X.

Segundo Daniela Chammas Daud Malouf, diretora do QualiBest, além de questionários quantitativos online, o estudo utilizou técnicas como abordagens por meio de blogs e diários digitais, netnografia no Facebook, vídeos, WhatsApp e análise semiótica.

 

GeraçãoZ_Meninas_Tabela

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia