Marketing
Marcos Angelini é o novo presidente da Red Bull
Ex-Unilever e Facebook, executivo irá liderar operação para América Latina da marca de energéticos
Marcos Angelini é o novo presidente da Red Bull
BuscarMarcos Angelini é o novo presidente da Red Bull
BuscarEx-Unilever e Facebook, executivo irá liderar operação para América Latina da marca de energéticos
Jonas Furtado
5 de abril de 2017 - 11h26
Marcos Angelini é o novo presidente da Red Bull para América Latina. O executivo, que deixou a direção-geral do Facebook no Brasil no final de janeiro, assumirá o cargo a partir do mês de maio. A posição que ele ocupará na Red Bull estava vaga há quatro meses, desde a saída de Pedro Navio, em dezembro.
“Qualquer pessoa que gosta e entende de marketing só pode admirar como foi construída e desenvolvida a Red Bull, que criou não apenas uma categoria de produtos, a de energéticos, mas também uma marca de estilo de vida como mais ninguém conseguiu fazer”, afirmou Angelini ao Meio & Mensagem.
Especificamente no Brasil, o principal desafio de Angelini será a distribuição do produto, supervisionando a nova estratégia de expansão e presença da marca nos pontos de vendas, encabeçada por Felipe Della Negra, que assumiu como CEO do Brasil após a saída de Navio – que, na semana passada, foi anunciado como o novo CMO global da BRF. Líder absoluta do segmento de energéticos, com mais de 40% de market share, a Red Bull tenta se adequar à nova conjuntura do mercado nacional, com os efeitos da crise econômica sobre a cadeia de produção e a proliferação das marcas concorrentes que apostam em preços mais baixos.
Red Bull tem novo comando no Brasil
Antes de chegar ao Facebook, Marcos Angelini era vice-presidente global da marca Omo e da Unilever para América Latina. Foram 21 anos de carreira na multinacional anglo-holandesa, na qual ocupou posições na área de marketing e como diretor geral em nove diferentes países. Em 2015, foi apontado por Meio & Mensagem como um dos profissionais de marketing de destaque do País no ano.
Angelini assumiu a presidência do Facebook no Brasil em abril de 2016, ano em que também marcou presença na lista dos destaques de Meio & Mensagem, agora dentre os profissionais de mídia – um reconhecimento ao desempenho do Facebook, como Plataforma de Mídia melhor avaliada, na pesquisa Veículos Mais Admirados e à indicação do Instagram ao Prêmio Caboré na mesma categoria.
“Saí (do Facebook) por uma incompatibilidade de estilo, visão e expectativas com a liderança da empresa para a America Latina. Vou capitalizar esta experiência, esse aprendizado, sem dúvidas”, afirma Angelini. “O time era formado por um grupo de pessoas e profissionais execelentes, tivemos grande sucesso comercial num ano bem difícil para o Brasil do ponto de vista econômico.” Argentino, Angelini comandará a operação latino-americana da Red Bull a partir do Brasil, onde mora há cinco anos.
Compartilhe
Veja também
Track&Field abre primeira loja no continente europeu
Experience store foi aberta em Portugal sob o sistema de franquia e vem procurando cativas os clientes por meio de atividades esportivas
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta