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Os dez profissionais de marketing de 2017

Veja a lista elaborada pela redação de Meio & Mensagem com os destaques do ano


20 de dezembro de 2017 - 9h36

Por Fernando Murad, Luiz Gustavo Pacete, Roseani Rocha, Sérgio Damasceno e Teresa Levin

Ao longo do último mês, a equipe de jornalistas de Meio & Mensagem se reuniu para elaborar 10 listas com profissionais e acontecimentos que marcaram os mercados de comunicação, marketing e mídia. Veja, a seguir, em ordem alfabética, os dez profissionais de marketing destacados pela redação.

Andrea Alvares, vice-presidente de marketing e inovação da Natura (crédito: Denise Tadei)

Andrea Alvares
Em 2016, deixou a PepsiCo após 14 anos para ajudar a Natura, como vice-presidente de marketing e inovação, a entrar num novo ciclo de crescimento. Sua missão foi dividida em três frentes: geração de demanda, passando pela revisão da estrutura de canais, com a revitalização da venda direta e a exploração do varejo físico (com lojas próprias e presença em farmácias), além de incremento do e-commerce; eficiência operacional, que no marketing significa formas eficientes e inovadoras de falar com o consumidor; e garantir que os valores e a cultura da empresa, a promoção do “Bem Estar Bem”, sejam mantidos, ainda que atualizados. Sob sua gestão, a comunicação geral da marca foi renovada pelo conceito “Viva sua Beleza Viva”, manifestado em diversos meios de comunicação, com destaque para o digital. Andrea também passou a cuidar do pilar sustentabilidade. A executiva iniciou a carreira na P&G e foi responsável na PepsiCo pela divisão de bebidas, por dois anos, e de snacks, por outros dois, até ir para a multinacional brasileira de beleza. Foi uma das indicadas ao prêmio Caboré 2017, como Profissional de Marketing.

Arthur Santos, diretor de marketing do iFood (crédito: divulgação)

Arthur Santos
Ocupando a direção de marketing do iFood, esteve à frente do processo que levou a marca a ter uma das campanhas mais emblemáticas de 2017. Nesta ação criada pela AlmapBBDO, a cantora Anitta foi escolhida como protagonista, mas atuou de forma curiosa. Saiu o sexy symbol para dar lugar a uma hilária versão da artista, com dentadura e peruca. A iniciativa foi mais uma da startup criada em 2011 que, desde 2013, vem investindo com consistência em mídia, seguindo a estratégia de construir e dar relevância à marca. Formado em engenharia da computação pela PUC-Rio, Arthur atua desde 2000 na área de tecnologia e produtos digitais. Foi um dos sócios fundadores da Movile, e dedicou-se à empresa até 2013, quando assumiu o marketing do iFood. Com ele, o serviço de delivery adotou a assinatura “Para qualquer fome” e, além da campanha com Anitta, se destacou com uma ação estrelada por Rodrigo Hilbert, também marcada pelo bom humor. Além disso, ao lado de Hilbert, o próprio Arthur protagonizou um vídeo para as redes sociais que alcançou o maior número de visualizações da marca no Facebook.

Humberto Gómez, diretor de marketing da Nissan (crédito: divulgação)

Humberto Gómez
Há 18 anos na indústria automotiva, tornou-se diretor de marketing da Nissan do Brasil em fevereiro deste ano, após passar dois anos no escritório da montadora no Chile, onde foi um dos responsáveis pela abertura da operação. Formado em engenharia civil industrial pelo Centro Tecnológico de Monterrey (MEX), com MBA em Administração e Gestão de Empresas pela PUC do Chile, assumiu o marketing da operação brasileira após a Nissan atingir sua participação recorde de mercado (3,2% em 2016) desde o início da operação no Brasil, em 2000. O resultado foi impulsionado pelo crossover Kicks, lançado durante a Rio 2016. Com mais 40 mil unidades comercializadas, segundo dados da Fenabrave, o Kicks já é o modelo mais vendido da Nissan no Brasil. No acumulado de janeiro a novembro, a montadora atingiu participação de mercado de 3,98% em automóveis (3,59% somando automóveis e comerciais leves), aproximando-se da meta de atingir 4%. Com experiência nas áreas de marketing, exportação, planejamento de produto e vendas, atuou de 1999 a 2014 na General Motors no Chile e na Colômbia.

Jerônimo Santos, diretor de varejo e marketing da Ipiranga (crédito: divulgação)

Jerônimo Santos
Vencedor do prêmio Caboré 2017 na categoria Profissional de Marketing, Jerônimo Santos está na Ipiranga há 33 anos e desde 2010 é o diretor de varejo e marketing da empresa. O profissional lidera o processo de inovação, tecnologia e diversificação da oferta de produtos e serviços da rede no Brasil. É responsável pelas áreas de marketing e comercial da companhia, onde responde pela comunicação e relacionamento da empresa, além das operações e desenvolvimento de negócios de varejo e atividades relacionadas ao segmento de conveniência, produtos financeiros e ao programa de fidelidade Km de Vantagens. Nos últimos anos, encabeçou o lançamento de serviços e produtos como os da marca própria am/pm, lançou o primeiro programa de fidelidade do setor e reposicionou a marca Ipiranga como um lugar completo no ponto físico e no ambiente online. Em 2017, a Ipiranga atingiu o marco de mais de 25 milhões de participantes no programa Km de Vantagens. Com ele, deu um passo ousado ao assumir os naming rights de uma casa de espetáculos no Rio de Janeiro e outra em Belo Horizonte.

João Branco, diretor de marketing do McDonald’s (crédito: divulgação)

João Branco
Na direção de marketing do McDonald´s desde maio de 2014, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) em agosto. Em novembro, durante o ABA Summit, evento que marcou a reaproximação entre a ABA e a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), João quebrou o protocolo durante seu discurso de abertura e, num gesto simbólico, chamou Mario D’Andrea, presidente da Dentsu e da Abap, ao palco. Os dois confirmaram os pontos de divergência entre as duas entidades mas reforçaram a necessidade de atuar em parceria. “Pontos de vista divergentes continuarão existindo, mas juntos construiremos um mercado melhor, pois nos preocupamos com as mudanças e pensamos no que é possível fazer para fortalecer a indústria”, ressaltou. Na ocasião, o executivo reforçou a importância de o mercado estar atento às mudanças. “Precisamos refletir sobre as transformações correntes para ser menos afetados, conseguir sobreviver e, até mesmo, aproveitar os benefícios que podem surgir a partir de oportunidades com o novo cenário”, disse.

José Cirillo, head de marketing da Johson & Johnson (crédito: Eduardo Lopes/Imagem Paulista)

José Cirilo
Sob a batuta do head de marketing, a divisão de consumo da Johnson & Johnson Brasil vive, desde meados de 2014, um ciclo de elevação de investimentos em comunicação, modernização da linguagem e renovação de públicos. Depois de ampliar a distribuição de seus produtos no País, a companhia apostou na intensificação do trabalho com suas marcas em iniciativas como o patrocínio ao futebol: a J&J esteve presente na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, e será patrocinadora da transmissão da Globo da Copa da Rússia, em 2018. O marketing tem explorado principalmente as chamadas power brands: Johnson’s Baby, Neutrogena, Listerine, Sundown e Sempre Livre. Em parceria com a Sunset, e contando com as demais agências que atendem suas marcas — J. Walter Thompson e DM9 —, a J&J inaugurou neste ano uma war room para o monitoramento em tempo real das ações de comunicação de suas marcas. O lançamento da unidade aconteceu com a campanha “Domingo em Família”, uma das maiores promoções já feitas pela companhia no Brasil. A J&J recebeu o Caboré de Anunciante do Ano em 2017.

Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung (crédito: divulgação/Marco Venicio)

Loredana Sarcinella
Este ano, a diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung foi a executiva que coordenou a maior investida de marketing da empresa no Brasil. A marca reforçou a verba para duas linhas de produtos: os smartphones Galaxy S8 e Galaxy Note 8. O Galaxy S8 foi anunciado em Nova York, pré-lançado em São Paulo e, finalmente, chegou ao País, com o envolvimento de lojas próprias e de shoppings. Depois, foi a vez do Galaxy Note 8. Para dar credibilidade ao produto, a Samsung convocou o apresentador e jornalista Pedro Andrade. Em 2016, as falhas técnicas de bateria do Galaxy Note 7 (que nem chegou a ser vendido no Brasil) geraram prejuízos à marca estimados em US$ 6 bilhões. Assim que os problemas foram detectados, a companhia tomou a iniciativa de falar diretamente com o consumidor e mudar o processo de fabricação da bateria. A marca também foi prejudicada pela prisão e condenação do chefe do Grupo Samsung e vice-presidente da Samsung Electronics, Jay Y. Lee. O investimento no marketing em 2017 fez parte do esforço de resgate da imagem da marca.

Mauricio Parise, diretor de marketing da Gol (crédito: divulgação)

Mauricio Parise
Fundada como uma companhia de baixo custo, com a qual muitos brasileiros viajaram pela primeira vez, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes iniciou em 2013 um processo de ampliação de público. Para isso, melhorou os serviços com iniciativas como Gol + Conforto, selfie check-in, salas VIP em embarques domésticos e qualidade das aeronaves (iluminação LED, bancos de couro, wi-fi). Mauricio, que está na companhia desde maio de 2016 como diretor de marketing, chegou justamente como responsável por traduzir esse novo posicionamento e proposta — manter seu público original e ganhar terreno entre os viajantes corporativos — na comunicação e impulsionar os negócios. Em julho, orquestrou o lançamento de uma campanha da AlmapBBDO, apoiada pela Ampfy (digital) e pela TV1. Com o mote “Nova Gol. Novos tempos no ar”, a iniciativa apresenta as melhorias no serviço e o valor do tempo bem aproveitado. Em 2017, a Gol assumiu a liderança do mercado corporativo de viagens, segundo a Abracorp. Antes da Gol, Parise atuou na Delta (atual acionista da companhia brasileira), tendo iniciado carreira na American Airlines, em 1995.

Paula Lindenberg, vice-presidente de marketing da Ambev (crédito: Arthur Nobre)

Paula Lindenberg
Na Ambev desde 2001, tornou-se, em março de 2015, a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente de marketing. Com uma trajetória que inclui a criação da estrutura de marketing e o lançamento de Brahma no Equador e a liderança da área global de insights, em Nova York, Paula tem se dedicado ao desafio de expandir a atuação da cervejaria, levando os produtos para novos consumidores e ocasiões, com inovações em líquidos e embalagens. Na comunicação, tem investido para que as marcas de cerveja sejam mais transparentes e relevantes, e tenham propósitos. O principal exemplo é Skol, que assumiu o passado machista e abraçou a diversidade com ações como “Repôster” (ilustradoras reconstruíram anúncios), “Skolors” (edição limitada de latinhas com cinco tons alusivos às diferentes cores de pele) e a campanha de verão “Viva a diferença”. Já com Brahma, quebrou o tabu do setor e falou sobre o uso de milho na composição, numa campanha que convidou o público a tirar suas dúvidas sobre produção de cerveja. Paula foi uma das homenageadas do Women to Watch em 2015.

Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour (crédito: Arthur Nobre)

Silvana Balbo
Bacharel em administração pela USP, com MBA em Marketing pela ESPM, está à frente do marketing do Carrefour Brasil desde maio de 2015. Na empresa varejista, liderou construção do posicionamento “Faz Na Sua, Faz Carrefour”, lançado em 2016 em parceria com a Publicis. Neste ano, seu time de mais de cem colaboradores das áreas de marca, ativação, SAC, visual merchandising, inteligência de mercado e CRM, contribuiu com projetos como o primeiro hipermercado flagship da rede no País, inaugurado em julho no Jardim Pamplona Shopping, na cidade de São Paulo, e o Meu Carrefour, plataforma que concentra os serviços de varejo da companhia em um único programa de benefícios, composto por ofertas e cupons. Uma das homenageadas da edição 2017 do Women to Watch, a diretora de marketing do Carrefour iniciou a carreira na Unilever, em 1997, no trade marketing, e chegou a gerente de marketing de Omo. Depois foi gerente de marketing de Diners, da Credicard. Em 2006, ingressou no GPA, cuidando de marcas como Taeq, Pão de Açúcar e Extra, e de áreas como a de fidelidade.

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