União Europeia faz alerta sobre desafios de segurança com 5G

Buscar

União Europeia faz alerta sobre desafios de segurança com 5G

Buscar
Publicidade

Marketing

União Europeia faz alerta sobre desafios de segurança com 5G

Analistas indicam que documento busca alertar países do bloco sobre possível interferência da ditadura chinesa na Huawei


11 de outubro de 2019 - 11h24

Crédito: AdrianHancu/iStock

A União Europeia divulgou um relatório em que alerta seus países membros para os perigos que a cadeia produtiva que viabilizará o 5G representa. Analistas afirmaram que, apesar de não citar nominalmente a Huawei, a iniciativa é parte de uma pressão que o bloco vem fazendo para que, individualmente, seus membros se protejam de possíveis espionagens do governo chinês por meio da gigante tecnológica.

O estudo afirmou que uma grande fonte de vulnerabilidade à segurança dos países é a forte ligação entre fornecedores tecnológicos e governos onde não “há pesos e contrapesos legislativos ou democráticos”, como no caso da China, por exemplo.

Os países membros do bloco têm se oposto sistematicamente ao boicote proposto pelos Estados Unidos à Huawei.  Em nota, a fabricante descartou que as afirmações fossem direcionadas a ela, e afirmou que trabalha com parceiros no continente para desenvolver o cenário de cybersegurança.

Entre os outros riscos, o bloco destaca a atuação de não adversários ou agentes acidentais; hackers individuais; grupos de ativismo hacker; ameaças internas; crime organizado; Estados ou agentes com apoio de Estados; e cyberterroristas ou empresas que busquem vantagens competitivas ao roubar propriedade intelectual.

 

Crédito da imagem no topo: RawPixel/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia

  • Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Perse prevê a concessão de R$ 15 bilhões, até 2026, em isenção de alguns impostos para empresas atuantes no segmento; algumas atividades econômicas foram excluídas do projeto