Conexões 5G crescem 329% em um trimestre no mundo

Buscar

Marketing

Publicidade

Conexões 5G crescem 329% em um trimestre no mundo

Número mundial supera curva de crescimento de todas as conexões móveis anteriores, aponta 5G Americas


24 de março de 2020 - 9h55

Conexões 5G crescem 329% entre terceiro e quatro trimestre de 2019 (Créditos: Peterhowell/iStock)

O número de conexões 5G no mundo cresceu 329% entre o terceiro e o quarto trimestre de 2019, aponta a consultoria Omdia. Ao todo, são 17,7 milhões de conexões no mundo. Segundo comparativo realizado pela 5G Americas, essa é a tecnologia celular sem fio de maior crescimento em novos assinantes.

A LTE, por exemplo, chegou a 5,3 bilhões de conexões depois de dez anos de operação. A tecnologia chegou ao mercado no último trimestre de 2009 e somente no primeiro trimestre de 2012 alcançou 17,9 milhões de conexões (número próximo ao das conexões 5G atualmente). A 3G, por sua vez, demorou 11 trimestres para chegar ao mesmo marco em dezembro de 2010 e a 2G levou 14 trimestres, atingindo o mesmo patamar em dezembro de 1995.

Em termos regionais, até o final de 2019 os países da América do Norte (México, EUA e Canadá) registraram 587 mil conexões 5G e 483 milhões de conexões LTE. Já a divisão América Latina e Caribe terminou o ano de 2019 com 1.237 conexões 5G e 366 milhões de conexões LTE.

Jose Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e Caribe, afirmou, em nota que “as primeiras redes comerciais 5G chegaram em Porto Rico, Trinidad & Tobago, Suriname, Uruguai e Ilhas Virgens dos EUA em 2019 e outras redes 5G devem começar a operar na região em 2020”.

No Brasil a tecnologia ainda está em fase de regulamentação junto ao poder público, que deve conduzir leilões junto às operadoras de telefonia. A expectativa do setor é que o certame ocorra no primeiro semestre do ano que vem. As previsões, entretanto, foram feitas antes da crise do novo coronavírus.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Jose Otero

  • 5G Americas

  • Omdia

  • Celular

  • conexão

  • telefonia

  • 5g

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”