Samsung e Coca-Cola lideram engajamento com games
Levantamento mostra comportamento das marcas associadas a jogos eletrônicos nas redes, Twitter é a plataforma mais utilizada
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Luiz Gustavo Pacete
29 de abril de 2020 - 6h00
Ação da Samsung no jogo Free Fire que dava jaquetas aos usuários dos smartphones da marca (Crédito: Reprodução)
As redes sociais representam uma espinha dorsal do ecossistema de games e e-sports. É por meio delas que as equipes, os streamers, os jogadores e fãs acompanham os principais desdobramentos desse universo. E para as marcas que vêm se associando a esse segmento essa forma de se comunicar tem sido cada vez mais relevante. Levantamento feito pela Zeeng, plataforma de data driven marketing, a pedido de Meio & Mensagem, mapeou o comportamento das marcas associadas aos games no ambiente digital.
O mapeamento foi feito de 1º de janeiro de 2020 a 17 de abril de 2020, já considerando o momento de isolamento social e o impacto que ele causou nessa dinâmica. Uma das constatações do estudo é de que a rede mais utilizada pelas marcas é o Twitter, seja em forma de post ou resposta. As marcas utilizam da rede para responder tuítes de consumidores que as mencionam. Além disso, não apenas o universo da tecnologia fala sobre os e-sports, mas também o segmento financeiro, alimentício e e-commerces.
Redes sociais mais utilizadas por marcas na disseminação de conteúdo associado ao universo gamer (Crédito: Zeeng)
As 22 empresas analisadas publicaram 6,1 mil posts nas redes sociais durante o período analisado. Ocorreram 94 posts relacionados ao universo dos games dessas empresas nas redes sociais durante o período analisado, sendo o Twitter a rede mais utilizada e o Youtube a com o menor volume de publicações. A Red Bull foi a empresa que mais postou sobre games no Facebook e a TIM a que obteve o post de maior destaque no aspecto engajamento.
Sete dos 94 posts relacionados ocorreram no Instagram. A Coca-Cola foi a empresa que mais postou sobre games no Instagram e a PicPay a que obteve o post de maior destaque no aspecto engajamento nesta rede.
A Samsung foi a empresa que mais postou sobre games no Twitter e a Fanta a que obteve o post de maior destaque no aspecto engajamento. Inúmeras empresas que não estavam mapeadas foram encontradas na análise, dentre elas destacam-se o Facebook, Arcor, Intelbras e Netshoes. A Vivo, por meio da marca Vivo Keyd tem muito destaque nas publicações do Facebook.
As empresas que mais apareceram associadas em todas as redes ao universo de games e e-sports foram Samsung, Coca-Cola, Red Bull, Apple, O Boticário, Visa, Fanta, Mastercard, Claro, Clear, Burger King, Vivo, Ben & Jerry´s, Fiat, Oi, Tim, Unilever, Gillette, BMW, Old Spice, PicPay e Trigg.
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