Perfil expõe marcas com anúncios em sites de fake news

Buscar

Perfil expõe marcas com anúncios em sites de fake news

Buscar
Publicidade

Marketing

Perfil expõe marcas com anúncios em sites de fake news

Sleeping Giants já conseguiu retirada de anunciou de empresas como Dell, Loft e PicPay de sites acusados de produzir e divulgar notícias falsas


21 de maio de 2020 - 12h13

Site o Jornal da Cidade Online é acusado de disseminar notícias falsas (Crédito: reprodução)

Entre as formas de combate a notícias falsas está o estrangulamento econômico de seus produtores e disseminadores. Na segunda-feira, 18, um usuário do Twitter inaugurou o perfil Sleeping Giants Brasil, onde busca avisar anunciantes que suas campanhas estão dando dinheiro para sites que propagam fake news. Isso acontece porque, ao comprar anúncios em plataformas de mídia programática, a marca perde parte do controle sobre onde suas peças serão veiculadas.

Nos primeiros quatro dias, a página do Sleeping Giants Brasil já conta com mais de 90 mil seguidores. Além disso, conseguiu tirar de veiculação nos sites apontados campanhas de marcas como Dell, PicPay, Banco do Brasil e Loft.

A iniciativa se espelha no movimento chamado Sleeping Giants, que nasceu nos Estados Unidos há quatro anos, com o objetivo de constranger marcas que anunciam em páginas e influenciadores considerados intolerantes ou sexistas.

Segundo reportagem do El Pais Brasil, o moderador do perfil Sleeping Giants Brasil é anônimo, mas recebeu autorização do criador da página estadunidense para trazer ao Brasil o modelo de combate. Celebridades como Luciano Hulk e Felipe Neto já apoiaram publicamente a inciativa.

Após a publicação da reportagem, um porta-voz do Google Brasil, uma das principais plataformas de venda de mídia programática do País, afirmou que possui “políticas contra conteúdo enganoso em nossas plataformas e trabalhamos para destacar conteúdo de fontes confiáveis”. E complementou: “Entendemos que os anunciantes podem não desejar seus anúncios atrelados a determinados conteúdos, mesmo quando não violam nossas políticas. Nossas plataformas oferecem controles robustos que permitem o bloqueio de categorias de assuntos e sites específicos, além de gerarem relatórios em tempo real sobre onde os anúncios foram exibidos”.

https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1263276886181978122

*Crédito da imagem no topo: MicroStockHub/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras