“Luto” é a palavra do ano de 2020 no Brasil
Quinta edição do estudo desenvolvido pela Cause e o Instituto Ideia Big Data apontou o conceito como reflexo das perdas geradas pela Covid-19
Quinta edição do estudo desenvolvido pela Cause e o Instituto Ideia Big Data apontou o conceito como reflexo das perdas geradas pela Covid-19
18 de dezembro de 2020 - 11h15
Palavra escolhida reflete o espírito do momento (Crédito: Panuwat Dangsungnoen/iStock)
“Luto” é a palavra do ano de 2020, no Brasil, segundo um levantamento desenvolvido pela consultoria Cause em parceria com o Instituto Ideia Big Data. Essa é a quinta edição do estudo que tem como objetivo entender o espírito da época, o sentimento dos cidadãos em relação ao ciclo que se encerra e gerar discussões a partir da escolha da palavra.
Segundo a pesquisa, o termo “luto” é o que melhor representa o ano ao trazer reflexões sobre as perdas causadas pela Covid-19, os momentos adiados e a ausência de despedidas. Em setembro, o mundo chegou à marca de um milhão de mortos em decorrência do novo coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O processo de escolha da Palavra do Ano passa por três etapas. Primeiro, 15 especialistas, entre jornalistas, publicitários, pesquisadores e acadêmicos, sugerem palavras que, na visão deles, melhor definiram o ano. Depois, sócios e estrategistas da Cause combinam os conceitos mais citados pelos especialistas com os itens mais pesquisados nas ferramentas de busca e os mais comentados nas redes sociais.
A partir disso, sete palavras foram elencadas como as finalistas: Luto, Resistência, Desamparo, Isolamento, Queimada, Saudade e Antirracismo. Por fim, essas finalistas passaram por votação popular realizada pela Ideia Big Data, que ouviu 1.200 pessoas. Luto foi escolhida por 31% dos entrevistados. Em 2019, o termo apontado como definidor do momento foi “dificuldades”. Já em 2018 e 2017, foram, respectivamente, “mudança” e “indignação”.
*Crédito da foto no topo: JBKdviweXI/ Unsplash
Compartilhe
Veja também
Notícias Populares volta em edição especial para divulgar filme Extermínio
Criado pelo Estúdio Folha em parceria com a Sony Pictures, projeto resgata o icônico jornal com manchetes que anunciam um cenário apocalíptico
Em movimento nostálgico, Estrela relança boneca da Angélica
Após ter lançado edição limitada da boneca da Xuxa, fabricante de brinquedos aposta em reviver a conexão com as gerações anteriores por meio da boneca de outra apresentadora