Americanas avança em multicanalidade com loja autônoma

Buscar

Americanas avança em multicanalidade com loja autônoma

Buscar
Publicidade

Marketing

Americanas avança em multicanalidade com loja autônoma

Com inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores, unidade Ame Go, inaugurada no RIOgaleão, propõe o fim das filas e do checkouttem compra em segundos sem checkout


25 de novembro de 2021 - 16h24

A Americanas S.A. inaugurou na terça-feira, 23, a nova loja Ame GO, no Aeroporto Internacional Tom Jobim – o RIOgaleão. Com tecnologia desenvolvida pela Ame Digital, fintech de negócios da companhia, a loja será a primeira autônoma a operar em ambiente de alto fluxo. O conceito do novo estabelecimento é não ter vendedores, nem fila e checkout.

Americanas S.A. lança loja autônoma sem vendedores nem checkout (Créditos: Divulgação)

“O ano de 2020 contribuiu para relevantes mudanças no comportamento de consumo das pessoas e impulsionou a estratégia de multicanalidade da Americanas S.A., que conectou o mundo físico ao digital para uma experiência de compra mais conveniente, rápida e segura. Com a Ame Go, o objetivo da Americanas S.A. é fortalecer o seu compromisso com a oferta de uma experiência de consumo multicanal única”, diz a companhia.

Funcionando com inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores, a Ame Go oferece uma jornada do cliente diferente, onde o app Ame Digital libera o acesso à loja por QR Code, as câmeras reconhecem a biometria corporal, e sensores e balanças identificam quando o consumidor faz a retirada dos produtos da prateleira. A loja tem WiFi próprio e o valor das compras é debitado no app, após a saída do cliente.

Inspirada em uma tendência global de trazer mais conveniência e digitalização aos clientes, a Ame Go apresenta tecnologia customizada para um perfil de cliente específico, o brasileiro. Testada há dois anos em ambientes controlados, a loja é resultado da parceria com a startup americana Zippin, especializada em modelos autônomos.

“Com este modelo, a Americanas S.A. busca evoluir neste processo constante de aprendizado com o cliente e seguir desenvolvendo tecnologias disruptivas para o futuro. A companhia tem uma capilaridade enorme e uma velocidade de expansão da plataforma física que são únicas. Isso, hoje, permite experimentar estes diferentes modelos e tecnologias para uma jornada de consumo cada vez mais customizada e conveniente”, explica a companhia.

A loja fica localizada no embarque doméstico, em um espaço de 35 metros quadrados pensado para atender 100% dos passageiros, visitantes e as quase oito mil pessoas da comunidade aeroportuária.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    No Brasil, percentual já é de 70% do orçamento e companhia explora suas vertentes com cautela e pensamento estratégico, segundo Aude Gandon, chief marketing and digital officer global

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia