Influenciadores e esportes: Os planos da NWB para o Catar

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Influenciadores e esportes: Os planos da NWB para o Catar

Detentora de canais de conteúdo promoverá ações que visam conectar a audiência ao estilo dos creators e às marcas


17 de agosto de 2022 - 6h00

Rafael Grostein, Bruno Carneiro (Fred Desimpedidos) e Gilberto Corazza: ideia é ampliar os projetos de longo prazo (Crédito: Arthur Nobre)

O grande acontecimento do meio esportivo em 2022 é a Copa do Mundo, que começa no dia 20 de novembro. Para a NWB, empresa detentora dos canais Desimpedidos, Camisa 21, Passa a Bola, e lar do recém-chegado André Hernan, esse é o momento de estrear um projeto extenso. Com nove meses de duração, –  já considerando o pré e pós Copa – o objetivo é que esse seja um dos projetos comerciais mais importantes da produtora em 2022.

Nesta edição, a empresa já conta com Brahma, Mercado Bitcoin, Nike, Guaraná Antarctica e Nubank, como patrocinadores e com o apoio do Zé Delivery e EA Sports.

Gilberto Corazza, diretor de negócios da NWB, explica que desde o lançamento do projeto, em abril, junto com o sorteio dos grupos da competição, houve uma aceitação por parte do mercado. O diretor promete que a NWB deve priorizar as entregas personalizadas, com os talentos dos canais geridos pela empresa estrelando iniciativas no Brasil e no Catar. Dentro do projeto, devem acontecer entregas para o ‘Muleke Zika’, ‘Supercopa’, além da presença dos talentos dos principais canais.

Além disso, a content tech, como a empresa está se intitulando agora, terá um mix integrado de ações que envolvem a temática. Uma delas é um point de conexão para materializar o formato multiplataforma com experiências para conectar audiência e marcas. A Casa Praia da Bola no Brasil e a Casa Oásis no Catar serão os principais investimentos para essa edição. “É uma extensão onde você proporciona uma relação próxima da audiência, que envolve engajamento e ao mesmo tempo um hub de geração de muito conteúdo para que as marcas possam estar inseridas”, explica Corazza.

Produção de conteúdo no esporte

A intenção da empresa é que a Copa sirva de parâmetro para os demais projetos comerciais da NWB, que trabalham as marcas de forma perene, se conectando com os valores da produtora e da audiência e explorando a particularidade de cada um dos canais, junto às áreas de inteligência disponíveis.

Segundo o general manager da NWB, Rafael Grostein, contar com esses três pilares é fundamental para o desenvolvimento de cada um dos projetos. “Procuramos buscar na audiência o engajamento que possa, depois nos devolver informação e conhecimento para melhorarmos a produção do conteúdo”, diz.

Com esse intuito, em 2021, o criador de conteúdo Bruno Carneiro Nunes, o Fred do canal Desimpedidos, se tornou diretor de inovação da NWB. O objetivo da empresa era contar com um profissional que estava na linha de frente da produção, trabalhando diretamente com a audiência e com o conteúdo, participando ativamente das decisões e do desenvolvimento de projetos e soluções. Formado em jornalismo, Bruno esteve presente em diversas fases de transformações no canal, ajudando com insights e na visualização de novas oportunidades de negócios.

Um exemplo disso é o videocast “Fala, Brasólho!” que levou a empresa para o nicho dos podcasts em vídeo e conseguiu unir o tema esportivo, a especialidade da empresa, com entretenimento, trazendo convidados como Ivete Sangalo, Rodrigo Faro, Fernanda Gentil e Tiago Leifert. Essa foi uma sugestão de Bruno, que percebeu que esse mercado estava crescendo entre os canais. A primeira temporada terminou com as cotas vendidas, assim como a segunda que deve estrear em breve, e a empresa já está prospectando a terceira.

Segundo o influenciador e diretor, o caminho que a NWB tomou para essa produção foi entender, por meio de dados, o que funcionava ou não para o formato. A partir disso, começaram a criar e produzir os episódios. “O grande desafio foi, por já ter outros canais que produzem videocast, buscar um diferencial, que é o que eu procuro nessa linha da inovação”, explica.

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