TV Paga cresce 27% em 2012

Buscar
Publicidade

Mídia

TV Paga cresce 27% em 2012

Embora com ritmo ligeiramente menor do que nos anos anteriores, crescimento do setor continua representativo no País


28 de janeiro de 2013 - 3h45

No ano passado, 3,5 milhões de lares de todo o Brasil passaram a contar com TV por assinatura. Ao todo, são mais de 16,2 milhões de domicílios brasileiros dotados do serviço. O balanço do mercado de TV paga divulgado nesta segunda-feira, 28, pela Agência Nacional de Telecomunicações Anatel) mostra que, apesar de ter tido um ritmo levemente menor do que nos anos anteriores, a base de TV por assinatura continua crescimento no País em ritmo bastante elevado.

Os dados do ano passado mostram que o mercado cresceu 27% no País em 2012. Em 2011 e em 2010, esse crescimento havia ficado na casa dos 30%. Somente em dezembro do ano passado, foram contabilizadas mais de 222 mil novas assinaturas. Se forem considerados os critérios populacionais utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível concluir que os canais pagos já estejam acessíveis para mais de 53,4 milhões de brasileiros.

Regiões
Em termos geográficos, o Centro-Oeste foi o responsável pelo maior crescimento da TV por assinatura no Brasil em 2012, ampliando em 38,6% a sua base total de assinaturas. Na sequência, em termos de ritmo de crescimento, ficou a Região Norte, com ampliação de 37,3% de sua base, e o Nordeste, com aumento de 34,9%. Apesar disso, a região com maior penetração do serviço no Brasil continua sendo o Sudesteque conquistou mais de 1,8 milhão de assinaturas somente no ano passadoregistrando um crescimento de 22,8%. a Região Sul ampliou sua base de assinantes em 31,8%. 

Operadoras
Entre as operadoras, a Net/Embratel continua liderando o mercado, com mais de 8,4 milhões de assinaturas (nesse grupo também está incluída a Claro TV). Na sequência, vem a Sky/Directv, com 5,03 milhões. A Oi TV e a Telefônica completam o time das primeiras colocadas, com 748 mil e 425 mil assinantes, respectivamente.

Em termos percentuais, a operadora que apresentou o maior crescimento foi a Oi TV (que encerrou 2012 com uma base de assinantes 113% maior do que tinha no fim de 2011). A Sky ampliou sua base em 32%, a Net/ Embratel cresceu 21% e a Telefônica, 8%.

Faturamento publicitário
Em 2012, a TV por Assinatura foi uma das mídias que mais se destacou em faturamento publicitário, de acordo com o Projeto Inter-Meios. Dados do estudo, relativos ao período entre janeiro e outubro de 2012, apontam que o setor ampliou em 13,5% seu faturamento com publicidade.  

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Pesquisa realizada pela Teads ao lado da CNN Brasil revela critérios para a escolha de site de notícias, bem como sentimentos em relação a anúncios em veículos

  • Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Redação, estúdios, áreas operacionais e gestão da emissora funcionarão em prédio no Itaim Bibi, em São Paulo