A verdade por trás dos filtros do Instagram

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A verdade por trás dos filtros do Instagram

Campanha da BETC forjou uma conta glamorosa na rede social para transmitir uma importante mensagem de conscientização


7 de outubro de 2016 - 11h28

louise-instaBasta dar uma espiadinha no Instagram para encontrar inúmeras contas de jovens atraentes cujas fotos parecem ter saído de cenários cinematográficos, atraindo seguidores e likes na mesma proporção que perfis de celebridades. O ‘insta’ da francesa Louise Delage, de 25 anos, era mais um desses: a página da modelo foi criada em agosto e alcançou mais de 50 mil seguidores em apenas dois meses.

Além da qualidade e beleza das imagens da moça, havia outro detalhe que chamava a atenção: em praticamente todas as 150 publicações, ela está com um copo ou garrafa de bebida na mão. Até que, há duas semanas, por meio de um vídeo no próprio Instagram, foi revelada a intenção por trás dos cliques: trata-se de uma campanha da BETC Paris chamada “Like My Addcition” (dê um like no meu vício, em tradução livre), criada em parceria com a produtora Francine Framboise para a Addict Aide, organização que busca alertar sobre o alcoolismo dos jovens.

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De acordo com reportagem do Ad Week, durante a campanha, a BETC postava de duas a três fotos nos momentos em que há mais tráfego no Instagram: de manhã, no almoço e à noite, sempre com hashtags relacionadas à moda, comida, natureza e festas. A agência também estudou o comportamento de blogueiras de moda na rede social, para ver quais filtros e poses utilizavam para garantir curtidas.

Além disso, uma das estratégias para que o perfil ganhasse popularidade era que a personagem seguisse somente perfis influentes, de blogueiras, jornalistas e celebridades. Também foram recrutados influenciadores com mais de 20 mil seguidores para que comentassem sobre Louise Delage, afirma o site.

Horas depois que a campanha foi revelada, o tráfego do Addict Aide aumentou cinco vezes e o assunto ficou nos trending topic do Twitter na França. A BETC disse ao Ad Week que não houve investimento de mídia.

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