Brasília é a primeira capital a desligar sinal de TV analógica

Buscar

Brasília é a primeira capital a desligar sinal de TV analógica

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Brasília é a primeira capital a desligar sinal de TV analógica

O primeiro a desligar foi o município goiano de Rio Verde


17 de novembro de 2016 - 8h03

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab assina, nesta quinta-feira, 17, a portaria de desligamento da TV analógica em Brasília. A medida também atinge outras nove cidades do entorno do Distrito Federal: Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Planaltina. É a segunda região do país a desligar a TV analógica, depois do município goiano de Rio Verde.

O desligamento, inicialmente previsto para 26 de outubro, foi adiado após pesquisa realizada pelo Ibope apontar que, em 24 de outubro, apenas 84% dos domicílios da região estavam aptos a receber o sinal digital. A última pesquisa, realizada nesta semana, mostra que 90% das residências estão preparadas para a TV digital. A porcentagem atende à exigência mínima determinada pela portaria que instituiu a implantação do sinal digital no Brasil.

Apesar dos esforços desenvolvidos com campanhas sobre o desligamento e ações que levaram informações e orientações sobre o novo sinal à população, no dia 7 de novembro ainda havia 75 mil kits para distribuição, segundo comunicado da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Famílias beneficiárias dos programas sociais do governo têm direito a retirar kits digitais gratuitos, com conversor, cabos e antenas.  A expectativa da Associação é de que, com o fim das transmissões analógicas, as famílias beneficiárias que não retiraram o kit gratuito entrem em contato com a Seja Digital (entidade responsável pela digitalização no Brasil) para agendar a retirada do material.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário