Barnes&Nobles em parceria com Microsoft
Companhia de Bill Gates investirá US$ 300 milhões em nova subsidiária da B&N
Companhia de Bill Gates investirá US$ 300 milhões em nova subsidiária da B&N
Roseani Rocha
30 de abril de 2012 - 12h30
A Barnes & Noble está dando outro grande passo em sua tentativa de se adaptar aos novos tempos da digitalização dos livros. A empresa anunciou nesta segunda-feira, 30, uma parceria estratégica com a Microsoft.
O acordo é para a criação de uma nova subsidiária – Newco – que vai reunir os negócios digitais e de ensino superior da rede de livrarias. A Microsoft investirá US$ 300 milhões, em troca de aproximadamente, 17,6% de participação acionária, e a transação no total é avaliada em US$ 1,7 bilhão. A Barnes & Noble será dona de 82,4% da nova subsidiária, que terá relações contínuas com as lojas do varejo.
A Microsoft, inicialmente, criará um aplicativo para o Nook, leitor de livros eletrônicos da Barnes & Noble para o Windows 8. Ele permitirá aos usuários da nova versão do sistema operacional da Microsoft acessar a biblioteca de livros eletrônicos, revistas e jornais do Nook.
“A formação da Newco e nosso relacionamento com a Microsoft são partes importantes da nossa estratégia de capitalizar o rápido crescimento dos negócios do Nook, e para consolidar nossa posição como líder na exploração do mercado de conteúdo digital nos segmentos de consumo e educação”, disse William Lynch, CEO da Barnes & Noble. “A mudança para o digital está colocando as livrarias do mundo nas mãos de qualquer pessoa, é o começo de uma jornada que terá impacto sobre como as pessoas leem, interagem e desfrutam as novas formas de conteúdo”, afirmou, por sua vez, Andy Lees, presidente da Microsoft.
No início do ano, a Barnes & Noble havia anunciado a separação da operação física da marca, que tem 700 lojas, da divisão digital do Nook, criada em 2009 e que registrava receita anual de US$ 1,5 bilhão. A notícia à época não havia sido bem recebida pelos investidores e as ações caíram 17%, fazendo a empresa ter queda de valor de mercado de US$ 139 milhões. William Lynch, justificou, no entanto, que os negócios ainda estariam de certa forma ligados, uma vez são as lojas físicas que vendem os leitores Nook.
O objetivo da parceria na nova subsidiária, segundo as empresas, é acelerar a transição para a leitura em plataformas eletrônicas, que está “revolucionando a forma como as pessoas consomem, criam, compartilham e desfrutam o conteúdo digital”.
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