Marketing

Gol encerra tratativas de fusão com a Azul

Controladora da companhia afirma que as partes não evoluíram nas conversas para a combinação dos negócios

i 26 de setembro de 2025 - 9h57

Gol Azul

(Crédito: Reprodução/Facebook/VoeGol)

A Gol encerrou as tratativas de negociação para a fusão com a Azul nesta quinta-feira, 25. As empresas haviam assinado um memorando de entendimentos para a unificação das operações em janeiro de 2024 e, em abril daquele ano, formalizaram um acordo de codeshare, permitindo que uma companhia área comercializasse bilhetes de outra.

Em comunicado, o Grupo Abra, controlador da Gol, declarou que, desde a assinatura do memorando, a Abra “tem se colocado à disposição para continuar avançando nas discussões rumo a uma combinação de negócios”.

“No entanto, as partes não tiveram discussões significativas”, declarou a Abra, em notificação direcionada à Azul.

Apesar da notificação sobre o fim das tratativas, o Grupo Abra encerra o comunicado pontuando que acredita, ainda, na combinação dos negócios entre Gol e Azul e se diz “pronta, disposta e disponível para engajar com os stakeholders aplicáveis”.

Fim do codeshare

Por meio do comunicado, o grupo controlador da Gol também anunciou o fim do codeshare, que vinha integrando a comercialização da malha área das duas companhias.

O grupo comprometeu-se a honrar os bilhetes já comercializados ao longo da parceria, mas deixará de lado a venda de novos bilhetes da Azul.

Veja, abaixo, a íntegra do comunicado da controladora da Gol a respeito do fim das tratativas para a fusão:

“Após a assinatura do Memorando de Entendimentos (MOU) em 15 de janeiro de 2025, a Abra tem se colocado à disposição para continuar avançando nas discussões rumo a uma combinação de negócios e indicou que as discussões podem acontecer em paralelo ao caso do Chapter 11 da Azul.

No entanto, as partes não tiveram discussões significativas ou progrediram em uma possível operação de combinação de negócios por vários meses como resultado do foco da Azul em seu processo de Chapter 11. Além disso, você afirmou que a execução do MOU e o pré-arquivamento junto ao CADE ocorreram em outro cenário e em outro momento das empresas, que não é mais o mesmo.

Como resultado, por boa ordem e de acordo com o Acordo de Confidencialidade, através da presente, a Abra apresenta notificação por escrito à Azul de que a Abra está encerrando as discussões com relação a uma Possível Transação.

Continuamos acreditando no mérito de uma combinação de negócios entre a Azul e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. e, como tal, a Abra está pronta, disposta e disponível para engajar com os stakeholders aplicáveis.”