Em meio a rumores de fusão, Azul e Gol firmam acordo para venda de passagens
Codeshare valerá para rotas domésticas exclusivas e marca aproximação das duas companhias aéreas em meio à rumores de uma possível combinação de negócios
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Taís Farias
24 de maio de 2024 - 11h14
Na noite desta quinta-feira, 23, as companhias aéreas Azul e Gol anunciaram um acordo de cooperação comercial por meio de codeshare. O codeshare é um acordo em que uma companhia pode comercializar bilhetes aéreos de voos operados por outra empresa.
Acordo entre Azul e Gol vai gerar 2.700 novas oportunidades de viagens (Crédito: Reprodução)
No caso de Azul e Gol, a parceria inclui as rotas domésticas exclusivas. Ou seja, operadas apenas por uma das companhias que, agora, passam a ser vendidos por ambas. O acordo também envolve os programas de fidelidade, assim os membros de Azul Fidelidade e Smiles poderão acumular milhas nos trechos inclusos no codeshare.
Os voos estarão disponíveis para o público a partir do final de junho. Além das rotas domésticas, o codeshare permitirá mais opções de conexões dentro do Brasil. De acordo com as companhias, o acordo vai criar mais de 2.700 oportunidades de viagens.
Rumores de fusão
Desde o início do ano, existem rumores a respeito de uma possível fusão entre as companhias aéreas. Os termos do acordo e a proposta de fusão estariam sendo discutidos pelas respectivas empresas. Nesse sentido, o acordo de codeshare está lido pelo mercado como uma aproximação entre as companhias.
O modelo de codeshare é comum para comercialização de voos internacionais, operados por companhias como Delta, AirFrance, etc. No passado, a Gol já manteve acordos do gênero com a regional Voepass que, hoje, é parceira da Latam. No início do ano, a companhia anunciou um plano de recuperação judicial.
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