Marketing

Kraft Heinz irá se dividir em duas empresas

Plano acontece 10 anos após fusão; objetivo é acelerar crescimento e liberar valor aos acionistas

i 2 de setembro de 2025 - 10h59

A Kraft Heinz Company confirmou nesta terça-feira, 2, por meio de comunicado oficial, o plano de separação em duas empresas.

kraft heinz

Cisão acontece dez anos depois da fus]ao entre Kraft e Heinz (Crédito: Umitc/Shutterstock)

O movimento deve ser concluído no segundo semestre do próximo ano e resultará em companhias distintas de capital aberto. O intuito, de acordo com o anúncio, é maximizar a capacidade das marcas do portfolio, que inclui, além de Kraft e Heinz, marcas como Velveeta, Caprisun e Quero, no Brasil.

Ainda, a cisão deverá reduzir a complexidade operacional, permitindo que cada uma faça a gestão dos recursos de forma eficaz de acordo com as prioridades estratégicas.

Ainda que os nomes sejam determinados posteriormente, uma das companhias abraçará rótulos icônicos como Heinz, Philadelphia and Kraft Mac & Cheese. No último ano, a unidade faturou US$ 15,4 bilhões em vendas líquidas.

Já a outra contará com um portfólio ampliado de produtos de mercearia comercializados na América do Norte e será liderada por Carlos Ambrams-Rivera, executivo à frente da presidência da Kraft Heinz atualmente.

Em nota à imprensa,  o presidente executivo do conselho da Kraft Heinz, Miguel Patricio, afirma que as marcas da Kraft Heinz são icônicas e adoradas, mas a complexidade da estrutura atual torna desafiador alocar capital de forma eficaz, priorizar iniciativas e impulsionar a escala nas áreas mais promissoras.

“Ao nos separarmos em duas empresas, podemos alocar o nível certo de atenção e recursos para liberar o potencial de cada marca, impulsionando melhor desempenho e a criação de valor de longo prazo para os acionistas”, complementa.

O anúncio acontece dez anos depois da fusão entre a Kraft e a Heinz, articulada pela Berkshire Hathaway e a brasileira 3G Capital, concretizada em um valor de US$ 40 bilhões.