Mais energia para a Petrobras
Estatal brasileira investe em internacionalização para chegar entre as três maiores empresas de energia do mundo
Estatal brasileira investe em internacionalização para chegar entre as três maiores empresas de energia do mundo
Janaina Langsdorff
29 de junho de 2012 - 12h47
O principal desafio da Petrobras é estruturar os seus negócios para se transformar numa marca global e tão competitiva quanto as americanas Exxon Mobil e Chevron, além da Shell, com raízes combinadas entre Inglaterra e Holanda. “Queremos estar entre as três maiores companhias de energia do mundo nos próximos anos”, disse Diego Pila, gerente regional de comunicação da Petrobras, durante o lançamento do ranking BrandZ Top 50 Marcas Mais Valiosas da América Latina, encabeçado pela estatal brasileira com valor de US$ 10,5 bilhões.
Hoje o quinto maior player global do segmento, de acordo com Pila, a Petrobras trabalha num plano de gestão de marca que tem quatro das suas cinco metas ligadas à internacionalização. Reputação, proteção, acesso e construção de marca são os quatro objetivos elencados em âmbito global. Já o quinto item fala sobre gerir a marca como ativo estratégico. “Esses são os cinco principais desafios da Petrobras atualmente”, conta Pila, que acrescenta ainda a importância dos projetos de cultura, esporte, cidadania, e meio ambiente para fortalecer a marca.
A ambição de internacionalizar a Petrobras ganha ainda mais força com os novos horizontes abertos pelo Pré-Sal. “Essa descoberta mudou o patamar da Petrobras. A previsão é dobrar de tamanho nos próximos anos”, acredita Pila. Segundo ele, esse novo petróleo oriundo da Bacia de Santos e de reservas localizadas em Santa Catarina e Espírito Santo deve receber 60% do aporte de US$ 236 bilhões em investimentos previstos entre 2012 e 2016. A área de pesquisa e desenvolvimento acompanha essa ascensão. A perspectiva é que a Petrobras some US$ 1,3 bilhão em inovações entre os anos de 2011 e 2015, o equivalente a 1% da receita da estatal.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros